17/09/2020 às 11:58

Olha o prazo: inscrições para os CILs, EMB, EJA e Educação Profissional

Todas as vagas estão abertas desde o dia 8 de setembro e as matrículas são pelo site da Secretaria de Educação

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Termina nesta quinta-feira (17), o prazo para inscrições na Escola de Música de Brasília (EMB) e na educação profissional das escolas técnicas, além de alguns centros de ensino.

No próximo dia 20, serão encerradas as inscrições para os Centros Interescolares de Línguas (CILs) e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todas as vagas estão abertas desde o dia 8 de setembro e as inscrições são pelo site da Secretaria de Educação.

Escola de Música de Brasília

Na EMB, são 460 vagas, no total, para processos fonográficos, documentação musical, canto, acordeom, bandolim, bateria, clarineta, contrabaixo, contrabaixo elétrico, fagote, flautas, guitarra, violão, violino e violoncelo, entre tantos outros. As provas e entrevistas serão virtuais para todos os cursos e modalidades.

Educação Profissional

Interessados nos cursos técnicos em administração, informática, logística, registro e informação em saúde, secretaria escolar, entre outros, podem se inscrever nas Escolas Técnicas de Ceilândia (ETC), Planaltina (ETP) e Brasília (ETB-Taguatinga), também no Centro de Ensino Profissional Articulado do Guará (Cepag), Centro de Educação Jovens e Adultos e Educação Profissional de Brasília (Cejaep) e no Centro Educacional 2 do Cruzeiro (CED 02).

CILs

Já nos CILs as inscrições para inglês, francês, japonês e espanhol podem ser realizadas por estudantes matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio ou 2º e 3º segmentos da EJA. Cada um pode optar por se inscrever em até quatro unidades, porém, apenas no turno contrário às aulas regulares.

As vagas destinadas à comunidade vão abrir no dia 15 de outubro. Os interessados terão até 18 do mesmo mês para se inscreverem no site da Secretaria de Educação.

Educação de Jovens e Adultos

Para a EJA, estudantes maiores de 15 anos, que deixaram de concluir o ensino fundamental, e estudantes de 18 anos ou mais, que não finalizaram a educação básica, podem concorrer a uma vaga no 1º e 2º segmentos (anos iniciais e finais do Ensino Fundamental), para o 3º segmento (ensino médio) e para o ensino técnico. Há vagas em todas as 14 regionais de ensino do DF.

* Com informações da Secretaria de Educação