18/09/2020 às 14:13, atualizado em 22/09/2020 às 15:06

Capacitação internacional para mulheres

Projeto da Secretaria da Mulher é selecionado pela organização Mercocidades

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

O projeto “Brasília, uma Cidade Segura para Mulheres”, da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF),  foi selecionado para a 14ª Capacitação de Mercocidades, organização presente nos países do Mercosul e seus associados, que tem como meta mais justiça e acessibilidade ao cidadão. O Escritório de Assuntos Internacionais do GDF viabilizou a candidatura inscrevendo o projeto no edital do Programa de Cooperação Sul-Sul.

Para a chefe do Escritório, Renata Zuquim, “é gratificante presenciar a valorização de iniciativas que buscam proteção e igualdade para a mulher. No DF existem muitas boas ideias que merecem ganhar asas. Por meio dos editais internacionais conseguimos dar mais visibilidade às nossas ações”.

O objetivo do projeto brasiliense é fortalecer a mobilização e a incidência política das mulheres por meio da ampliação das políticas públicas de gênero para enfrentamento à violência no Distrito Federal. “Ficamos sabendo da convocatória através do Escritório de Assuntos Internacionais. Decidimos inscrever uma proposta que já estava em nosso planejamento, então entendemos que seria uma oportunidade de inovar”, afirmou Fernanda Falcomer Menezes, integrante do projeto.

Segundo a Secretária da pasta responsável pelo projeto, Ericka Filippelli, “Foi uma grande alegria ter nosso projeto escolhido entre tantos outros. Isso permite inserir o Distrito Federal no debate da implementação de melhores políticas e de melhores práticas, além de apresentar ao Mercosul a nossa proposta de cidade pensada na mobilidade e segurança das mulheres, bem como oferece a chance de torná-la realidade”.

Adaptações

Em virtude da pandemia da Covid-19, esta edição da capacitação acontece inteiramente de forma virtual, com duração até 15 de outubro de 2020. Do total de projetos formulados, ao final da capacitação, serão selecionados até três, dos quais os técnicos responsáveis contarão com financiamento para fazer visitas técnicas em uma cidade membro da rede ou em atividades desenvolvidas por Mercocidades no ano de 2021.

Os participantes que cumprirem determinados requisitos poderão comparecer à XXV Reunião de Cúpula de Mercocidades, na cidade de Tandil (Argentina), como espectadores.

Brasília integra a organização Mercocidades desde a sua criação, em 1995.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais