19/09/2020 às 09:50, atualizado em 21/09/2020 às 14:30

GDF Presente: meta é zerar buracos

Programa marca presença em várias RAs para cuidar da limpeza de ruas e equipamentos públicos; moradores reconhecem trabalho e agradecem

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Riacho Fundo ganhou serviço de capinagem e roçagem. Foto: divulgação

O GDF Presente encerra a semana de trabalhos no Riacho Fundo com extensa lista de serviços executados e moradores satisfeitos com os cuidados dedicados à cidade. A meta da administração é diminuir ao máximo a quantidade de buracos pelas ruas.

Assim, desde o início de Agosto, a equipe da Divisão de Obras da Administração Regional do Riacho Fundo, com apoio do GDF Presente, intensificou a recuperação das vias na região administrativa. No total, foram tapados 187 buracos, com a utilização de 25,7 toneladas de massa asfáltica. 

Segundo a administradora, Ana Lúcia Melo, até a tarde de sexta-feira (18), nenhum buraco era registrado em toda a região administrativa. “Com o GDF Presente conseguimos atender de forma rápida as demandas em nossa cidade. Os moradores participam da nossa gestão registrando pedidos na Ouvidoria e informando sobre esses problemas em suas ruas” afirma. “Melhorar a segurança e a qualidade de vida de nossos cidadãos em nossa cidade é a nossa missão”, acrescenta ela.

Além das operações tapa-buracos, as equipes do Polo Sul do programa recolheram inservíveis, como móveis velhos, e entulhos nas ruas da cidade, fizeram a manutenção em estradas rurais, irrigação dos canteiros da cidade, limpeza das áreas verdes e serviços de roçagem e capinagem. Também desobstruíram bueiros, recuperaram calçadas, instalaram meios-?os e fizeram podas preventivas na Avenida Sucupira.

A comunidade reconhece as melhorias. “Eu estava até comentando com o pessoal do trabalho como a cidade melhorou. Estão sempre limpando, recolhendo o lixo, melhorando o asfalto”, elogia o ajudante de pedreiro Rodrigo dos Santos Rodrigues, 29 anos. Ele mora há quatro anos na QS 14 e diz que o Riacho Fundo parece outra cidade. “Nem compara”, afirma.

Fercal

Na Fercal houve retirada de entulhos jogados em áreas irregulares. Foto: divulgação

O Polo Área Norte trabalha desde terça-feira (15) na Fercal, onde o foco até agora tem sido a retirada de lixo e limpeza da cidade. Já saíram quatro caminhões, com capacidade de 12 toneladas cada, de entulho do Campo da Ascof, na comunidade do Bananal, uma área usada irregularmente por carroceiros e pela própria comunidade para despejo de restos de construção.

A Fercal tem três “lixões irregulares”, áreas públicas usadas para o transbordo irregular de entulho, que são constantemente limpas pelo GDF Presente. Além do Campo da Ascof, a maior delas, há acúmulo de dejetos em uma área conhecida como Loubeiral e em outra chamada de Curvas, na DF-150, antes da entrada da cidade.

As equipes do programa do governo também recolheram galhos de árvores deixados no meio da rua na comunidade Boa Vista e lavaram praças e pontos de encontro comunitários (PECs), que estavam cheios de poeira. Simultaneamente com as ações na Fercal, máquinas do polo colaboram nas operações de tapa-buraco em Sobradinho II e parte da equipe trabalha nas ações do programa emergencial de limpeza de bocas de lobo em Planaltina.

No Guará, as equipes do Polo Central também fecharam a semana recolhendo galhos na praça da QI 2 do Guará I, nas quadras pares do Guará I e ímpares do Guará II. Eles também retiraram entulhos da rua 21 na QE 40, ao lado do fórum da cidade, e na área verde atrás da feira do Guará. Mais de 51 toneladas de restos de obra foram recolhidos das ruas em apenas um dia.

Mais cuidados

Novacap retira árvore morta no Lago Sul. Foto: divulgação

O GDF Presente esteve no Lago Sul e, com o apoio do Departamento de Trânsito (Detran), as equipes fizeram nova sinalização vertical no estacionamento da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na QI 1, e servidores da Companhia de Urbanização da Nova Capital (Novacap) retiraram uma mangueira do canteiro central da Estrada Parque Dom Bosco, na altura da QL 2. A árvore estava morta e corria o risco de cair e atrapalhar o trânsito.

O Polo Central Adjacente I também deu continuidade à limpeza e manutenção das bocas de lobo no Noroeste. São mais 32 bocas de lobo com manutenção em dia e preparadas para as próximas chuvas. Nove toneladas de barro seco, descartáveis e lixo em geral foram retiradas dos bueiros e todas as bocas de lobo que receberam os cuidados do programa foram lavadas com jatos do caminhão pipa.

“Eu acho que esse é um procedimento importante para que não tenhamos tantas enchentes quando as chuvas vierem”, diz Laís da Silveira, moradora da SQNW 307 do Noroeste.