20/09/2020 às 14:57, atualizado em 21/09/2020 às 11:09

Cartilha informa sobre métodos contraceptivos

Elaborado pelos servidores da UBS nº 1 de Planaltina, material pode ser acessado via internet

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Com o objetivo de manter a população bem-informada acerca dos vários métodos contraceptivos disponíveis na  rede pública de saúde, os servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 1 de Planaltina criaram uma cartilha com  informações sobre o tema. O material foi elaborado pela médica residente de Medicina da Família e Comunidade Ana Verônica de Sá Resende, com supervisão das médicas Ilze Kaippert e Rebeca de Sousa Carvalho.

“O acesso a essa informação, da disponibilidade dos métodos contraceptivos existentes, garante os direitos reprodutivos e sexuais de cada um, independentemente de etnia, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou classe social”, explica Ana Verônica.

Prevenção

Métodos anticoncepcionais ou contraceptivos são formas de evitar uma gravidez indesejada ou não planejada. Existem dois tipos de métodos: reversíveis ou definitivos. Os reversíveis dependem do comportamento da pessoa ou de mecanismos de barreira, dispositivos intrauterinos, hormonais e de emergência. Já os definitivos compreendem esterilização cirúrgica, como laqueadura tubária ou vasectomia.

A eficácia de um método contraceptivo pode ser medida pelo chamado Índice de Pearl. Esse indicativo apresenta uma taxa calculada pelo número de mulheres que engravidaram usando o método indicado na tabela durante um ano, dentro de um grupo de 100 pessoas.

“Os resultados da implementação da cartilha poderão ser percebidos longitudinalmente, com o engajamento dos próprios profissionais de saúde da unidade e seu compromisso de utilizá-la enquanto instrumento informativo e com a adesão dos próprios usuários, que poderão compartilhá-la em grupos de whatsapp, entre família e amigos”, avalia Ana Verônica.

Acesse aqui a  cartilha.

* Com informações da Secretaria de Saúde (SES)