20/09/2020 às 11:04

Inscrições para o programa Start BSB são prorrogadas

Quem quiser participar da iniciativa tem até o dia 15 de outubro para enviar seu projeto, que irá oferecer mais de R$ 5 milhões em incentivos

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

As inscrições para o Start BSB, iniciativa do GDF de apoio a startups e projetos inovadores, foram prorrogadas até 15 de outubro. O programa irá oferecer mais de R$ 5 milhões em recursos de auxílio econômico e vai distribuir aos projetos aprovados bolsas, capacitações e suporte para o desenvolvimento dos negócios.

Para incentivar os empreendedores de economia criativa a desenvolverem projetos para diferentes mercados no DF e entorno, o programa está promovendo transmissões ao vivo com grandes nomes do empreendedorismo, inovação e tecnologia. Na segunda-feira (21), os participantes do bate-papo serão Fábio Silva, coordenador de Tecnologia e Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF) e Ana Victoria Nunes, analista de Inovação e Empreendedorismo da Fundação CERTI, que opera o Start BSB.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, destaca a importância da ponte que o Start BSB faz entre capital e informação. “Brasília tem um grande potencial empreendedor que ainda é subutilizado, e essa iniciativa surge para integrar setor produtivo e governo. Precisamos fortalecer nosso ecossistema de empreendedorismo e inovação, e o Start BSB é um importante passo nessa caminhada”, argumenta.

O diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, também destaca o potencial que o DF tem na área da inovação e empreendedorismo, reafirmando a importância de iniciativas como o Start BSB: “Pretendemos contribuir para a mudança da matriz de desenvolvimento, para a geração de recursos e ativos e para a fixação de empresas, investidores e recursos humanos qualificados na capital federal”.

O programa Start BSB é promovido pelo GDF por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, e operado pela Fundação CERTI.

Informações e apoio

Além das informações divulgadas pelas redes oficiais e pelo site do Start BSB, o programa também disponibiliza um outro tipo de ajuda para os inscritos e os interessados em participar da iniciativa: workshops por meio de transmissões ao vivo. Na segunda (21), por meio da plataforma de streaming Zoom, mais um bate papo vai rolar.

De acordo com Fábio Silva, um dos participantes, o intuito da “live” é ajudar a divulgar o programa, que surgiu para pensar no empreendedorismo como ferramenta de transformação social. “Queremos trazer a população como parte da solução, instruir e capacitar os empreendedores a desenvolverem produtos, identificar corretamente o público alvo e mostrar como é possível se conectar ao mercado e gerar um negócio que seja sustentável”, argumenta.

Já Ana Victoria Nunes vai explicar como a Fundação CERTI fará a seleção dos 50 projetos vencedores, que vão participar de um acompanhamento com capacitações e eventos para ajudar a se desenvolverem em negócios. “Em breve, a gente vai fazer um workshop de ideação, para ajudar as pessoas que não sabem como desenvolver um projeto”, relata.

Confira mais detalhes:

Start BSB
Para se inscrever, clique aqui
As novidades, atualizações e programação dos workshops também podem ser acompanhadas pelo Instagram, nos perfis oficiais do programa (@programastrtbsb), da FAPDF (@fapdfoficial) e da SECTI (@sectidf).

Live com informações sobre o programa
21/09, às 19h
Para se inscrever, clique aqui

* Com informações da FAPDF