22/9/20 9:56
Atualizado em 22/9/20 às 9:57

Caesb faz palestras focadas na saúde mental dos funcionários 

Evento “Jornada de Saúde Mental” acontecerá durante o mês de setembro

Preocupada com a saúde mental de seus empregados e colaboradores, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realiza, até o dia 30 de setembro, a “Jornada de Saúde Mental da Caesb”, sob a temática de prevenção ao suicídio, no mês de Setembro Amarelo.

Há seis anos, a Caesb realiza eventos para discutir a saúde mental. A Jornada deste ano irá abordar temas como ansiedade, depressão, relações familiares e sociais em tempos de pandemia, prevenção e posvenção (cuidados psicológicos daquelas que sofreram algum trauma) ao luto, estresse pós-traumático e, em especial, prevenção ao suicídio. A programação será on-line para os empregados e terceirizados da Empresa.

A gerente de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social da Caesb (SGPQ), Nívia Pedrosa, explica que a área, em parceria com a gerência de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SGPS), vem intensificando atividades dessa natureza. “Vamos aproveitar a discussão sobre doenças mentais realizadas pelas principais instituições de saúde para reforçar aos empregados e colaboradores da Caesb a necessidade de procurar ajuda especializada em caso de algum sintoma de adoecimento da ordem mental e do comportamento que afetam as relações interpessoais e o trabalho”, resume Nívia.

Quando o formato da Jornada era presencial, algumas pessoas, após as palestras, procuraram tanto o palestrante quanto a SGPQ, reconhecendo ter um problema e buscando ajuda. “Temos relatos de empregados que identificaram a doença em um familiar e passaram a ter um cuidado especial com essa pessoa, colocando em prática as dicas do médico palestrante”, lembra a gerente.

“A nossa gestão acredita que a excelência na prestação do serviço essencial que a Caesb entrega à população do DF só é possível porque não medimos esforços para cuidar da saúde dos nossos funcionários”, explica Claudia Marques, secretária-geral da Caesb. “E a saúde mental de cada um deles é um ponto de atenção constante na Empresa”, ressaltou.

* Com informações da Caesb