22/09/2020 às 08:37, atualizado em 22/09/2020 às 15:22

Resultado final do FAC Mais Cultura: 5,5 mi para 103 projetos

Programa tem a finalidade de descentralizar os recursos do FAC, por meio da implementação de critérios de regionalização

Por Agência Brasília * I |Edição: Carolina Jardon

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (22), o resultado final de mérito cultural do edital Mais Cultura, do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). Seguindo para fase de admissibilidade (verificação de documentação), o edital investe R$ 5,5 milhões nos 103 projetos contemplados.

O Mais Cultura tem a finalidade de descentralizar os recursos do FAC, por meio da implementação de critérios de regionalização. Uma das principais inovações do edital lançado ano passado é a reserva de vagas de acordo com o local de residência do agente cultural, valorizando produções das Regiões Administrativas com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).

“Esse novo quesito permitiu que produtores de determinadas RAs recebessem pontuação extra. Isso mostra o caráter de democratização e de difusão do Mais Cultura, e a vontade da secretaria de privilegiar a arte e a cultura que são feitas fora do Plano Piloto”, avaliou o secretário Bartolomeu Rodrigues.

Após os recursos contra o resultado preliminar de mérito cultural, 103 projetos distribuídos entre 48 linhas de apoio foram classificados para a etapa de admissibilidade, em que será observado o cumprimento dos requisitos formais e documentais previstos no chamamento público. Os resultados de cada etapa de seleção serão publicados no Diário Oficial do Distrito Federal e no site do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Esses projetos aprovados deverão ser realizados em até dois anos a partir da assinatura do Termo de Ajuste, que ocorre após a homologação do resultado final.

Confira na íntegra o Resultado Final de Mérito Cultural.

* Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

FAC