23/09/2020 às 18:30, atualizado em 23/09/2020 às 21:14

Artesãos do Distrito Federal ganham loja exclusiva

Trinta profissionais selecionados por chamada pública da Secretaria de Turismo passam a expor seu trabalho em shopping de Taguatinga

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Reformado, o local abre caminho para maior incentivo à produção dos profissionais da categoria | Foto: Divulgação/Setur

Cadastrados e selecionados por meio de chamamento público da Secretaria de Turismo (Setur), 30 artesãos ganharam um ponto fixo para comercializar seus produtos: a Loja do Artesanato de Brasília, no Alameda Shopping, em Taguatinga. Já aberto ao público, esse ponto de venda amplia o raio de ação dos profissionais do segmento.

O espaço é o resultado de uma concessão que segue as diretrizes das políticas públicas do GDF para estruturar o artesanato local. A ação faz parte de um conjunto de medidas criadas para gerar renda e incentivar a produção artesanal da categoria com maior qualidade em um mercado competitivo.

Incentivo à economia

“A indústria do turismo é força inesgotável de divisas para muitos países e cidades, pois o segmento é polo de atração de capital e pessoas; gera renda, trabalho e emprego e gira a roda da economia, da mesma forma que o turismo move o artesanato em todo o mundo”, ressalta a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

Ela lembra que, só no Distrito Federal, existem cerca de 12 mil artesãos movimentando o comércio de bens e criando oportunidades de trabalho para muitas pessoas. Com impacto positivo na geração de emprego e renda, o investimento no setor de artesanato e na economia criativa, destaca a secretária, segue as diretrizes do governador Ibaneis Rocha.

Em 2019, a venda de produtos associados ao turismo no DF foi de R$ 871.599,94. Neste ano, mesmo diante da recessão provocada pela pandemia da Covid-19, a cifra registrou um movimento de R$ 239.133,36, no período de janeiro a agosto.

Ampliação da rede

Na Setur, a Coordenação de Promoção do Artesanato (Coart) atua de forma a ampliar a rede de comercialização, conhecida como rota do artesanato, com a meta de promover o desenvolvimento sustentável para os artesãos e a redução da desigualdade social.

Outra atribuição da Coart é a coordenação local do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), entidade vinculada ao Ministério da Economia, que orienta as representações estaduais a fomentarem o setor, principalmente por meio da concessão de espaços para a comercialização do artesanato local.

Com a Loja do Artesanato de Brasília, os artesãos da capital federal  ganham mais visibilidade e ajudam a contribuir para a movimentação da economia local. Num mesmo ambiente, reúnem-se produtos com características exclusivas, reforçando a construção da identidade cultural do DF.

* Com informações da Setur