23/09/2020 às 18:55, atualizado em 23/09/2020 às 20:23

Epia: liberada via expressa no sentido Colorado/Torto

Serviço de preparação para o levantamento das vigas na obra do viaduto do Torto foi finalizado nesta tarde

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Complexo Viário Saída Norte tem uma extensão de 5,2 quilômetros | Foto: Novacap

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) liberou, na tarde desta quarta-feira (23), a via expressa da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia/DF-003) no trecho entre o Colorado e o Torto, que estava interditado desde as 10h da última segunda-feira (21).

O bloqueio estava previsto para durar seis dias e a liberação do trecho programada para a próxima segunda-feira (28). Porém, devido ao impacto gerado no trânsito da região, o órgão solicitou agilidade à empresa executora das obras e o cronograma foi acelerado, com operários trabalhando também durante a noite.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Conseguimos reduzir de seis para dois dias o tempo previsto para realizarmos o serviço de preparação para o içamento das vigas. Para isso contamos com trabalho ininterrupto, de manhã, de tarde, de noite e de madrugada, para não impactarmos tanto o trânsito, que já estava ficando caótico mesmo nos horários que não são de pico”, esclareceu o superintendente de Obras do DER/DF, Cristiano Cavalcante.

A obstrução do trecho teve o objetivo de preparação para o serviço de levantamento de dez vigas de concreto do viaduto em construção no Torto. Cada peça mede 45 metros de comprimento e tem peso aproximado de 120 toneladas. O serviço está programado para a primeira semana de outubro.

A obra

O viaduto do Torto é a última obra de arte especial que falta para a conclusão total da Ligação Torto-Colorado (LTC), que está 75% executada. Nesta obra já estão concluídas as etapas de fundação, de construção dos pilares e das vigas de apoio para as chamadas vigas longarinas (apoio da laje).

Após o içamento das vigas a obra entrará na fase de instalação dessas estruturas para que, na sequência, seja  implantada a laje, o encabeçamento do viaduto, a pavimentação asfáltica, a instalação de guarda-corpos e, por fim, as sinalizações horizontal e vertical. A obra conta com a força de trabalho de cerca de 80 servidores.

Ligação Torto-Colorado

Iniciada em 2014, a obra conta com até 100 operários e tem investimento total estimado em R$ 90 milhões. O DER/DF já finalizou as etapas de terraplenagem, drenagem, pavimentação, colocação de meios-fios e sarjeta, além da finalização de aproximadamente 5,2 quilômetros de ciclovias. Foi executada ainda a construção de uma ponte e dez viadutos.

Em setembro de 2019 parte da obra foi parcialmente liberada, com três pistas de rolamento em cada sentido, o que tornou sem necessidade a reversão de trânsito operada no local no horário de pico da manhã.

A conclusão dos trabalhos no Complexo Viário Joaquim Domingos Roriz, que compreende as obras da Ligação Torto-Colorado e do Trevo de Triagem Norte (TTN), aliviará o trânsito de toda a saída norte do DF.

 

* Com informações do DER/DF