23/09/2020 às 17:43, atualizado em 26/09/2020 às 00:52

Equipes em dedicação total à limpeza das ruas do SIA

Em dois dias, GDF Presente recolheu 98 toneladas de lixo, limpou bueiros e podou árvores. Agora, ação se concentra na operação tapa-buracos

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Trabalhos seguem em ritmo intenso: prioridade é garantir a excelência na manutenção de toda a cidade | Fotos: Divulgação/GDF Presente

O GDF Presente, nesta semana, está intensificando a limpeza das ruas e bueiros do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Apesar de ser pouco habitada, a região, que também engloba o Setor de Abastecimento Armazenagem Norte (Saan), o Setor de Oficinas Norte (SOF Norte) e o Setor de Transportes Rodoviários e Cargas (STRC), é um dos locais com maior circulação diária de pessoas e veículos no DF.

Desde segunda-feira (21), as equipes do Polo Central do programa executam ações como a poda de árvores, troca de postes de iluminação, limpeza e desobstrução de bocas de lobo, roçagem e pintura de meios-fios. Em dois dias, 98 toneladas de entulho foram recolhidas.

A sujeira estava crítica no Trecho 1 do SIA e no STRC. As bocas de lobo, fundamentais para as primeiras chuvas que chegam a Brasília, foram recuperadas. Vinte e cinco passaram por limpeza e oito tiveram a estrutura recuperada.

SIA e Feira dos Importados

SIA


“Vi ontem uma equipe grande dando uma geral nas bocas de lobo e também ‘cortando’ as árvores”, comemorava o presidente da cooperativa da Feira dos Importados, Damião Soares. “Para nós, da Feira, está ficando muito bom.”

Tanto a feira quanto os trechos 1, 6 e 8 do SIA já estão com os bueiros recuperados.  A operação tapa-buracos e o reforço da pintura de sinalização horizontal também serão feitos nos próximos dias.

“Temos equipes que percorrem o setor toda semana, vistoriando e identificando necessidades dos lojistas, além das demandas da Ouvidoria”, pontua a administradora do SIA, Luana Machado. “Nosso objetivo é sempre melhorar os serviços e fornecer uma resposta rápida às necessidades da população.”

Park Way e Asa Norte

Park Way

Já o Polo Central Adjacente 2 do GDF Presente intensifica, nesta semana, os serviços na região conhecida como Park Way/Aeroporto. As quadras próximas ao Catetinho são as primeiras a ganhar reformas.

As quadras 16, 18, 22, 23 e 25 receberam 32 novas placas de sinalização vertical, em trabalho executado pelo Detran-DF.  Também foram reconstruídos meios-fios e instaladas de caixas de drenagem para auxiliar no escoamento de água da chuva.

Asa Norte

Em dois dias, seis caminhões da Novacap, com capacidade de 16 toneladas cada, foram usados para o recolhimento de entulho na região. “A gente fica muito satisfeito com a vinda o GDF Presente, pois é um esforço conjunto para atender a comunidade do Park Way e suas reivindicações”, agradece o administrador da região, Mauricio Tomaz.

Na Asa Norte e no Noroeste, servidores do Polo Central Adjacente 1 seguem em esforço concentrado para a recuperação total das bocas de lobo.