27/09/2020 às 10:47, atualizado em 27/09/2020 às 18:17

Tampas de bueiros no nível das pistas

Iniciativa do Paranoá evita acidente e prejuízo. Medida deve ser incluída no GDF Presente

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Funcionários da administração recortam o asfalto em volta das tampas de águas pluviais e esgoto. O nivelamento das tampas dos bueiros às pistas é uma demanda antiga dos moradores do Paranoá | Foto: Paulo H.Carvalho

Uma iniciativa simples, mas que vai evitar acidentes e prejuízos para moradores do Paranoá. A administração regional da cidade está nivelando as tampas de metal de águas pluviais e esgoto da região à altura da massa asfáltica das pistas. Desta forma, quem circula de carro pelas ruas não vai mais cair com as rodas no desnível. Vinte tampas de bueiros já foram ajustadas por servidores do órgão. A reforma é demanda dos próprios moradores.

O administrador do Paranoá, Sérgio Damasceno, lembra que devido aos diversos recapeamentos asfálticos feitos nas vias, as tampas de bueiros acabam se transformando em buracos. “Havia muitos acidentes com motos e danos mecânicos nos carros, ônibus. Era uma demanda antiga da população que estamos conseguindo atender, assim como zerar os buracos e reformar os meios-fios”, destaca.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Ainda de acordo com Damasceno, a administração estuda quais outros lugares precisam receber os serviços. O ajuste é relativamente simples. Com ajuda de uma máquina específica, funcionários da Administração recortam o asfalto em volta das tampas de águas pluviais e esgoto. Depois, preenchem o espaço com massa asfáltica ajustando o nível da via.

[Numeralha titulo_grande=”20″ texto=”tampas de bueiros foram niveladas no Paranoá” esquerda_direita_centro=”centro”]

A iniciativa agradou Enzo Rocha, 24 anos. Ele trabalha em uma lanchonete em frente a um bueiro que estava sendo nivelado na manhã desta sexta-feira (25). “Já perdi a roda do meu carro por causa de um buraco desses. Amassou e não teve jeito de consertar”, relembra. “É uma ação necessária para evitar que esse tipo de situação aconteça”, comenta.

Alana Monteiro: melhorias | Foto: Foto: Paulo H.Carvalho

A medida não atende apenas condutores de veículos, mas pedestres também. É o caso de Alana Rafaela Monteiro, 38 anos. “Podia machucar alguém que estivesse passando, principalmente à noite, e aqueles que não conhecem a cidade”, afirma. “É mais uma das várias melhorias que estão sendo feitas no Paranoá”, elogia.

GDF Presente

Segundo o secretário de Governo, José Humberto Pires, a ideia é adotar a iniciativa dentro do programa GDF Presente. “Os administradores de todas as cidades farão um levantamento da situação de cada região para incluirmos essa ação dentro da programação”, prevê. “Dentro do programa existem prioridades, como zerar os buracos, limpar bocas de lobo, o Sanear-DF e esse tipo de intervenção”, completa.

Para o titular da pasta, apesar da medida ser pequena, o resultado é grande no cotidiano dos cidadãos. “É um serviço simples de fazer e a iniciativa da Administração Regional do Paranoá trouxe luz a esse assunto. Vamos estimular para que todos os órgãos do governo local adotem a medida também”, adianta José Humberto Pires.