27/9/20 19:35
Atualizado em 27/9/20 às 19:36

Turismo no DF é destaque na Abav Collab

Evento on-line da Associação Brasileira de Agentes de Viagens reúne mais de 150 expositores de toda cadeia turística

As opções turísticas oferecidas por Brasília estão expostas no stand virtual organizado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF)  dentro do Abav Collab, evento da Associação Brasileira de Agências de Viagens que marca a retomada dos negócios do segmento no Brasil.

A programação teve início neste domingo (27), Dia Mundial do Turismo, e traz dinâmicas virtuais, promovendo novos olhares sobre as formas de fazer o turismo por meio de capacitações, geração de negócios e relacionamento entre os players da cadeia turística.

Durante o evento, que vai até o próximo dia 2 de outubro, diversos recursos permitirão o diálogo entre os profissionais do turismo de todo o mundo, possibilitando a projeção das marcas em ampla escala. O evento terá ainda uma versão virtual da Black Friday de Viagens, com vendas diretas ao público final através de agências de viagens associadas à ABAV. Ao todo, serão mais de 150 expositores e mais de 150 palestras, dentro do site www.abavcollab.com.br<http://www.abavcollab.com.br/>, de forma gratuita.

No stand virtual reservado para Brasília, estarão expostos vídeos, ações e produtos que colocam a capital federal como destino único, como explica a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “Nossos visitantes poderão conhecer mais sobre Brasília como destino cívico pedagógico, cidade criativa do design, além de destino privilegiado do turismo rural, ecológico e religioso”, afirma.

Estarão à disposição dos internautas as sete rotas estruturadas pela Setur-DF que podem ser acessadas de forma virtual, além de detalhes sobre os projetos realizados durante a pandemia no momento em que as viagens estavam interrompidas, como as Live Tours, a Troca da Bandeira, as rotas ciclísticas guiadas e as belezas arquitetônicas. “Mostramos todos os olhares da nossa capital, de modo que, mesmo de longe, pudéssemos estar perto das pessoas. Agora, o momento é de receber de volta, de braços abertos, esse turista tão importante para Brasília”, aponta Vanessa Mendonça.

Retomada
Na abertura do Abav Collab, a presidente da associação, Magda Nassar, lembrou as dificuldades do setor de turismo durante a pandemia de Covid-19. “Quando estávamos desenhando como seria o Abav Collab, percebemos a oportunidade de colocar em prática elementos como união e colaboração e assim foi nascendo esse evento híbrido com a participação de todos do turismo. Não podemos esquecer de como chegamos até aqui. Vamos resistir como uma poderosa indústria que vai ajudar o Brasil a se reerguer”, completou.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, mencionou os mais de US$ 2,5 trilhões de prejuízo para o segmento em todo o mundo e afirmou que o momento, agora, é de olhar para o futuro e pensar na retomada. “Fomos surpreendidos por um cenário inédito, uma pandemia sem precedente trouxe enormes perdas para a economia mundial e no turismo estas perdas foram ainda maiores” afirmou. “Não estou aqui para olhar no retrovisor e sim olhar para o que se apresenta, acredito que pensar de todo este cenário, o pior já passou. E podemos, na feira de Turismo mais importante do Brasil, iniciar um novo capítulo no nosso setor”, destacou.

A secretária Vanessa Mendonça destacou todos os preparativos do Distrito Federal para a retomada do setor e afirmou que o momento é de otimismo. “Estamos com todos os protocolos atestados, um calendário de retomada de eventos bem organizado e com a economia em tendência de aquecimento. Tenho certeza que o turismo, que emprega um em cada cinco pessoas no mundo, terá papel crucial na retomada econômica do DF e será ferramenta de inclusão social com a geração de empregos e renda para a população”, disse.

*Com informações da Secretaria de Turismo