28/09/2020 às 16:42, atualizado em 28/09/2020 às 16:56

Arniqueira ganha equipamentos públicos

Em visita à região, que completa um ano nesta quinta-feira (1º/10), o governador Ibaneis anunciou restaurante comunitário, UBS e feira

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

O projeto do restaurante comunitário está avançado. O espaço será erguido em parte do terreno onde atualmente funciona o albergue público (Albercon), na QS 9. Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Próxima de completar seu primeiro aniversário como Região Administrativa, Arniqueira iniciou a semana festiva com o anúncio de uma série de obras, entre elas a construção de um restaurante comunitário e uma unidade básica de saúde (UBS) para atender a população.

As benfeitorias para a cidade foram divulgadas nesta segunda-feira (28) pelo governador Ibaneis Rocha, durante encontro com a administradora Telma Rufino e o secretário de Governo José Humberto Pires.

O projeto do restaurante comunitário está avançado. O espaço será erguido em parte do terreno onde atualmente funciona o albergue público (Albercon), na QS 9. No terreno, já existe um refeitório, onde boa parte da estrutura deve ser aproveitada.

Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Companhia Urbanizadora da Capital (Novacap) estão alinhando a melhor forma de tocar o projeto. A intenção do GDF é inaugurar o restaurante comunitário ainda em 2020, ampliando a oferta de refeições a R$ 1 destinadas à população de baixa renda.

Os gestores se reuniram na sede da Administração, onde conversaram sobre as demandas e prioridades para o local. Em seguida, percorreram as quadras de Arniqueira, Areal e Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) para ver de perto os planos e projetos para a cidade.

“A criação da RA foi um pedido da Telma Rufino e é um reconhecimento e merecimento a todas as famílias que aqui residem”, disse Ibaneis. Segundo o governador, o processo de regularização na região caminha bem. “Estamos na fase final de conclusão dos projetos de regularização das áreas URB 1 e URB 5 e em breve chegaremos em todas as outras regiões, entregando as escrituras e vendendo os lotes para vocês”, detalhou.

O chefe do Executivo local anúncio ainda outras obras. “Não vamos parar por aí, não. Teremos a construção de uma Unidade Básica de Saúde, de um restaurante comunitário, da sede da administração e da Feira de Arniqueira, onde vamos poder agregar as pessoas para comprarem seus alimentos”, disse.

“Em pouco tempo Arniqueira será uma cidade. Vai deixar de ser uma aglomeração de casas e se transformar em uma cidade. Esse parabéns de um ano vai para todos os moradores”, saudou Ibaneis Rocha.

A administradora Telma Rufino agradeceu a atenção do governo. “Trabalhamos intensamente neste primeiro ano para organizar a casa e poder receber às grandes obras. O governo está unido em prol de Arniqueira!  Agradeço ao governador Ibaneis, que tem tido total atenção às demandas da nossa comunidade ”, disse.

Aniversário

 

 

 

 

Região Administrativa de Arniqueira está perto de completar um ano. Foto: Renato Alves / Agência Brasília

A cidade conta com 46 mil habitantes e abrange uma área de 1,3 mil hectares, que envolve os bairros Setor Habitacional Arniqueira, Areal Qs 06 a 11, (Qs 07 exceto a área da Universidade Católica) e Área de Desenvolvimento Econômico (ADE).

No início dos anos 90, a área (um conjunto de chácaras) cresceu desordenadamente e se transformou em núcleo ambiental no início dos anos 2000. Foi somente na atual gestão que a área se transformou em uma cidade e passou a receber a atenção que ela merece para se desenvolver.

Cidade bem-cuidada

Nas últimas semanas, a cidade recebeu um cuidado especial do programa GDF Presente, sob articulação da Secretaria de Governo. “DF está no caminho certo, seguimos atendendo as demandas da comunidade, tanto na manutenção urbana como trazendo novas obras e equipamentos”, avalia o secretário da pasta, José Humberto Pires.

Foram recolhidas toneladas de lixo, desobstruídas bocas de lobo e recuperadas dezenas de vias com serviço de tapa-buracos. A região administrativa ficou ainda mais arrumada para o seu aniversário com o trabalho de poda de árvores, remoção de entulhos e restos de construção civil.