28/09/2020 às 09:09, atualizado em 28/09/2020 às 11:46

Manutenção de vias é reforçada por 35 compactadores

Equipamentos trabalham em 13 cidades. Governo investiu R$ 7 milhões

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Os novos compactadores possuem tecnologia de ponta e sistema de iluminação noturna | Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Desde a semana passada, 35 novos rolos compactadores adquiridos pela Companhia Urbanizadora de Brasília (Novacap) estão sendo distribuídos para reforçar os serviços de tapa-buracos em todas as administrações regionais. Importados da Suécia, o maquinário é fundamental no trabalho de colocação e restauração do asfalto em vias públicas.

O objetivo do GDF é, com o reforço dos equipamentos, continuar melhorando a qualidade de vida da população em seus deslocamentos diários. Os novos compactadores possuem tecnologia de ponta e sistema de iluminação noturna, propiciando segurança para os operadores e para as equipes de trabalho. Para adquirir os equipamentos, o governo investiu R$ 7 milhões.

“Deixar a massa asfáltica para ser compactada apenas pelos carros e sem os rolos compactadores acaba gerando infiltrações e novos buracos, comprometendo camadas inferiores do pavimento, fazendo com que tenha de se remover toda a capa asfáltica para ser recuperada”, explica o gerente de projetos da Novacap, Cristiano Rodrigues da Silva. Além de ruas asfaltadas, os “rolinhos” podem ser utilizados para fazer compactação de base de calçadas, recuperação de calçamentos e pequenos estacionamentos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]Esta semana, cinco dos novos rolos compactadores estão em Ceilândia onde, com o apoio da Administração Regional, cumprem um papel fundamental na operação “buraco-zero” em diversas ruas da cidade. A missão é uma determinação do governador Ibaneis Rocha e é integrada a todas as regiões administrativas. “Conforme a massa asfáltica é cedida pela usina da Novacap, estamos dando prioridade aos pontos mais críticos da região”, afirma o administrador regional da cidade, Marcelo Piauí.

Os novos equipamentos estão distribuídos em serviços por outras doze regiões administrativas: Guará, Gama, SCIA, Estrutural, Vicente Pires, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal, Santa Maria, Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo.

O presidente da Novacap, Fernando Leite, exaltou a compra dos novos equipamentos e a contribuição que irão acarretar na manutenção das vias públicas do DF: “Simbolizam um gesto simples mas objetivo, de continuar tendo uma Brasília moderna, bonita e, principalmente, bem cuidada. Além de representarem o gesto de governo de dotar as administrações regionais de equipamentos modernos e práticos para que nossas pistas se mantenham em boas condições”.

Reforço e autonomia

Outra região administrativa que vai receber a ajuda dos novos compressores é São Sebastião. “Temos agora a possibilidade de cumprir com essa determinação do governador de atingir o buraco zero”, comemora o administrador da regional, Alan Valim. “Com um rolinho, teremos mais autonomia, porque temos equipe própria para realizar o tapa buraco”, ressalta.

O GDF Presente, programa de manutenção urbana que integra diversos órgãos do governo local, também será diretamente beneficiado pela aquisição dos equipamentos. “Os novos rolos compactadores vêm para suprir a necessidade de realizarmos um serviço de tapa-buraco de qualidade. Todos os administradores regionais estão muito felizes, cada equipamento desses que será emprestado traz um estímulo muito grande para a melhoria dos serviços”, ressalta o secretário de Governo, José Humberto Pires.