29/09/2020 às 18:33, atualizado em 29/09/2020 às 18:36

Brasília ganha novos voos regionais

A partir de outubro, Gol passa a ligar Brasília a Londrina (PR), Navegantes (SC) e Parauapebas (PA)

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Novos voos consolidam a capital federal como centro de conexão | Foto: Arquivo Agência Brasília

O reaquecimento do setor aéreo tem Brasília como protagonista. Em mais um movimento de fortalecimento da capital como hub nacional (centro de conexão, em tradução livre), a companhia aérea Gol anunciou três novos voos ligando o Distrito Federal a importantes centros econômicos regionais, o que fortalece também o turismo local.

Agora, passageiros de Londrina (PR), Navegantes (SC) e Parauapebas (PA) terão conexão direta com o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Em 8 de outubro começam as operações para as duas primeiras, que são cidades predominantemente atendidas pelos aeroportos do Sudeste do país.

[Olho texto=”“O Distrito Federal se consolida cada vez mais como protagonista da retomada econômica e se estabelece como ponto estratégico da integração nacional”” assinatura=”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo” esquerda_direita_centro=”centro”]

A cidade paranaense é a quarta força econômica do Sul do Brasil e um importante centro econômico e industrial. Já o destino catarinense é uma privilegiada conexão com a região turística de Balneário Camburiú e zonas industriais.

Finalmente, em 14 de outubro a Gol inaugura o voo para Parauapebas, cidade paraense que abriga a Serra dos Carajás. Trata-se da maior província mineral do mundo e uma crescente zona de agropecuária.

Além dos novos voos, a Gol retomará, em 19 de outubro, a operação para Cruzeiro do Sul, no Acre, ligando a capital federal com o interior e com a capital do estado mais extremo do Brasil.

Conexão natural

O diretor de planejamento de malha aérea da Gol, Rafael Araújo, destaca o papel de Brasília na expansão nacional planejada pela companhia no curto e no médio prazos. “O Aeroporto de Brasília tem um importante papel conectivo e a Gol, com estes novos destinos, voa para 42 cidades brasileiras a partir da capital federal. Isso representa um aumento de dez cidades em relação ao mesmo período do ano passado”, informa.

Para a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, o aumento da cartela de voos ligando Brasília a importantes destinos regionais indica perspectiva de crescimento imediato na chegada de turistas. “O Distrito Federal se consolida cada vez mais como protagonista da retomada econômica e se estabelece como ponto estratégico da integração nacional”, afirma.

[Numeralha titulo_grande=”401.316 passageiros” texto=”passaram pelo Aeroporto de Brasília em agosto” esquerda_direita_centro=”centro”]

“São regiões com intensa atividade econômica e de grande potencial mercadológico, mas que tinham uma dificuldade logística que obrigava o turista a optar por destinos mais próximos ou mais conhecidos. Agora, com ligação direta, Brasília passa a ter mais destaque na prateleira dos agentes de viagens”, acrescenta a secretária.

Reaquecimento

Os novos voos da Gol partindo do Aeroporto de Brasília são importantes para a interligação nacional. A capilaridade que o terminal brasiliense oferece contribui para a unificação de diversas capitais com as mais diversas regiões e consolida Brasília como um dos principais centros de conexão do Brasil, já que é a única cidade brasileira ligada a todas as capitais.

Antes da pandemia, a Gol operava com 32 destinos nacionais. Em outubro, a companhia aérea passa a atender a 42 destinos nacionais partindo de Brasília, dos quais 41 sem escalas e seis operados em parceria com a Voepass, em um acordo iniciado em agosto de Capacity Purchase Agreement (CPA) nos destinos Rondonópolis-MT, Sorriso-MT, Araguaína-TO, Barreiras-BA, São José do Rio Preto-SP e Uberlândia-MG.

Segundo dados da Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, o terminal fechou o mês de agosto com 401.316 passageiros, um crescimento de 54,1% em relação a julho – foram 5.532 pousos e decolagens. Já são quatro meses consecutivos de aumento na movimentação do terminal, que espera uma escalada no movimento para minimizar as perdas consolidadas de 2020. Mesmo com o aumento crescente, o fluxo ainda foi 68,87% menor do que o registrado em agosto de 2019.

Procedimentos

A retomada dos voos e o estabelecimento de novas rotas seguem um protocolo rígido de proteção aos passageiros e trabalhadores contra o coronavírus. Head de Negócios Aéreos da Inframerica, Roberto Luiz explica que o aumento no número de pousos e decolagens exige uma operação cautelosa.

“Nós estamos tomando todas as medidas sanitárias para que o passageiro possa voar com tranquilidade. Além da limpeza intensificada, medimos a temperatura de quem embarca e desembarca no Aeroporto de Brasília. O terminal está com sinalização indicando o distanciamento social, além de pontos de álcool gel, tudo o que é necessário para dar mais segurança aos nossos usuários. Com a retomada dos voos estamos atentos e cautelosos em todas as nossas operações, mas estamos prontos para receber os passageiros de volta”, garante.

Segundo o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, a companhia registrou apenas um tripulante infectado por Covid-19 a cada 1.106 voos. Em debate durante o Abav Collab, o executivo destacou as medidas de segurança da empresa, que garantem a continuidade do serviço e a projeção de expansão da malha.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“A indústria é um organismo único que tem que zelar pela segurança independentemente de qualquer estratégia comercial. Fomos testados em como garantir que voar era seguro durante a pandemia. É fundamental enxergar que os principais líderes de companhias aéreas brasileiras vão garantir essa segurança”, destacou.

Diretor de Planejamento, Rafael Araújo aponta que, mesmo durante a fase mais grave da pandemia, a empresa já tinha prioridade na proteção de quem necessitava do transporte aéreo e mantém os protocolos internacionais reconhecidos. “A Gol trabalha por todos aqueles que precisam viajar, seja a negócios ou lazer. Sempre com toda a segurança, nosso valor número um”, diz.

A secretária de Turismo lembra os esforços do GDF para garantir a segurança em toda a cadeia do setor turístico, com ênfase em hóspedes e trabalhadores do segmento hoteleiro. “Em junho lançamos o Manual de Boas Práticas no Combate à Covid-19, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do DF, e priorizamos a segurança de toda a cadeia na retomada das atividades, que contam com um calendário claro e um diálogo aberto junto ao GDF”, recorda Vanessa.

 

* Com informações da Secretaria de Turismo