29/09/2020 às 14:11, atualizado em 29/09/2020 às 14:33

Eleição para o Conselho de Cultura

Votação, pelo sistema on-line, vai até sexta-feira (2/10), em 19 regiões administrativas

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Até as 23h59 de sexta-feira (2/10), qualquer cidadão maior de 18 anos poderá votar para a composição dos conselhos regionais de cultura (CRCs). As eleições, disponíveis em 19 das 33 regiões administrativas (RAs) do DF, são realizadas pelo sistema on-line, devendo o eleitor comprovar a residência na cidade em que escolhe seus representantes.

“A comunidade cultural tem participado ativamente por meio da internet, com vídeos, flyers e muita informação compartilhada pelos mecanismos on-line, e a resposta se dá nos votos”, explica o presidente do Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF), Wellington Abreu. “A nossa expectativa é que possamos atingir todas as regiões RAs, para que elas conquistem políticas efetivas para a cultura do DF.”

Funções dos conselheiros

O principal objetivo do CRC é fortalecer e aprofundar o Sistema de Arte e Cultura (SAC), trazendo a voz da sociedade civil para a construção coletiva das políticas públicas culturais no DF. O colegiado é composto por nove membros, dos quais oito são representantes da sociedade civil com atuação na área cultural e um, de atuação comprovada como líder comunitário de cultura.

Composto pela comunidade local, o conselho propõe e acompanha políticas públicas de cultura do Distrito Federal, podendo ajudar a avaliar ações e metas consolidadas, bem como processos. Também cabe aos conselheiros regionais fiscalizar as iniciativas discutir o orçamento destinado ao setor.

O importante é que a comunidade cultural está muito mobilizada”, avalia a conselheira de cultura Elizabeth Fernandes, que considera um desafio a eleição no formato on-line. “Agentes culturais dos diversos segmentos da cultura e economia criativa estão fazendo campanha e ajudando uns aos outros durante este processo virtual. Mesmo pela internet, o processo está sendo muito seguro, por meio de uma plataforma on-line confiável.”

Iniciadas no dia 21 deste mês, as eleições, de acordo com o cronograma da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), terão o resultado homologado entre 5 e 12 de outubro. Os nomes dos conselheiros eleitos serão publicados pelo Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de 13 outubro a 13 de novembro. O período de tomada de posse vai de 16 de novembro a 8 de janeiro de 2021.

Abaixo, confira os requisitos para votar.

  • O voto é exercido por pessoa física, maior de 18 anos e com CPF
  • O eleitor precisará ter uma conta no gmail
  • Anexar uma foto frente e verso do documento de identidade
  • Ser brasileiro nato ou pessoa naturalizada em nosso país
  • Anexar uma comprovação de residência em seu nome; só é permitido votar em candidatos da Região Administrativa que é seu domicílio
  • O eleitor votará em até nove candidatos habilitados em sua RA, para perfis de liderança comunitária/segmento de arte e cultura inclusiva/segmento cultural
  • Não é necessário escolher candidatos em todos os segmentos de votação
  • Acesse a página de votação.

* Com informações da Secec