30/09/2020 às 21:00, atualizado em 01/10/2020 às 13:37

Mirante e mezanino estão de volta

Cartão-postal de Brasília retoma o atendimento à população depois de quase três anos fechado. Visitas são gratuitas e acontecem de quinta a domingo

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, destacou, durante a cerimônica, a revitalização da Torre de TV como um exemplo do trabalho feito para a geração de desenvolvimento econômico, social e humano na capital. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Um momento esperado há quase três anos por todos os brasilienses finalmente chegou: nesta quarta (30), o GDF reabriu oficialmente para visitação o mezanino e o mirante da Torre de TV, um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília. O espaço está sendo totalmente revitalizado e agora opera sob gestão do Banco de Brasília (BRB).

A visitação do público ao mirante começa a partir desta quinta-feira (1/10), e será de quinta a domingo, das 12h às 18h, com entrada gratuita. Por conta da pandemia do novo coronavírus, esta primeira etapa vai respeitar protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde, com imposição de distanciamento social e apenas quatro pessoas por vez no local. No mezanino, começa a funcionar, também nesta quinta, o bistrô Yard By Hidden +IVV.

A fonte luminosa, outro ponto muito visitado do complexo da Torre de TV, também volta a receber atrações: a partir desta quinta, o local terá diariamente, às 19h e às 21 horas, um vídeo de animação projetado na água, que funcionará como uma espécie de tela líquida.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A visitação do público ao mirante começa nesta quinta-feira (1/10) e será de quinta a domingo, das 12h às 18h, com entrada gratuita e apenas quatro pessoas por vez. No mezanino, começa a funcionar, nesta quinta, o bistrô Yard By Hidden +IVV. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

“Um entardecer belíssimo, um dos mais belos desse país, agora vai poder ser visto, pelas mãos do BRB e da Secretaria de Turismo, através da Torre de TV”, comemorou o governador Ibaneis Rocha, acompanhado da primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, durante a cerimônia de abertura. O chefe do Executivo ressaltou a união de esforços entre secretarias e empresas públicas em prol do desenvolvimento da capital.

“O que se vê aqui é o cuidado com a cidade. Estamos trabalhando para que as pessoas tenham orgulho de morar aqui. Esse é um evento da reconstrução de Brasília. Brasília é um pouco de cada um, é um pouco de cada brasileiro”, enfatizou.

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, destacou o trabalho de revitalização da Torre de TV como um exemplo do trabalho para a geração de desenvolvimento econômico, social e humano na capital. “O gesto de hoje é um gesto de amor a Brasília, é um gesto de respeito ao DF e devolve, com tanto carinho e atenção, esse equipamento tão importante que foi maltratado durante tanto tempo”, destacou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Para o líder do governo na Câmara Legislativa, deputado Cláudio Abrantes, o monumento tem significado ainda maior. “A Torre de TV é tão simbólica que simboliza todo esse resgate do patrimônio de Brasília, de todos os brasilienses e todos que gostam da nossa cidade. Estamos muito felizes e vemos essa vontade no poder público, na figura do governador, a vontade de resgatar essa Brasília”, afirmou.

Já a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, comentou a importância da reforma na Torre de TV para a cidade: “É o monumento mais visitado da nossa capital. Por aqui passam, todos os anos, mais de 410 mil pessoas. Desde o início dessa parceria com o BRB, criamos novas alternativas e agora podemos assegurar que Brasília está pronta, pelo turismo, para voltar a gerar empregos e oportunidades para todos os nossos cidadãos e turistas”.

Além do governador, do presidente do BRB e da secretária de Turismo, também estiveram presentes na cerimônia a primeira-dama do DF, Mayara Rocha; a secretária da Mulher, Ericka Filippelli; o secretário de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras; o presidente e o diretor de urbanismo da Novacap, Fernando Leite e Sérgio Lemos; o secretário de Obras, Luciano Carvalho; o secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade; e o líder do GDF na Câmara Legislativa, deputado Cláudio Abrantes.

Mais entregas por vir

Além da primeira fase de reabertura do mirante e da retomada de programação na fonte luminosa, o restante do complexo da Torre de TV também vai abrigar novidades. A expectativa do BRB é que, agora na primeira quinzena de outubro, seja finalizado o trabalho de revitalização da Feira da Torre, tradicional ponto de venda de artesanato local e também de gastronomia nacional.

Até o fim do ano, a fonte luminosa também vai voltar a funcionar com 100% de sua capacidade. Para abril de 2021, próximo ao aniversário de 61 anos de Brasília, o BRB espera finalizar a segunda fase de visitação ao mirante e a construção de um museu digital, que irá contar a história de Brasília, no mezanino.