01/10/2020 às 08:42, atualizado em 01/10/2020 às 14:23

Ações do Outubro Rosa começam no GDF nesta 5ª feira (1°)

Até 17 de outubro, diversas ações foram preparadas para alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Este ano, a programação do Outubro Rosa no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges/DF) contará com a parceria da Rede Feminina de Combate ao Câncer e Secretaria da Mulher (SMDF).

De 1º a 17 de outubro, diversas ações foram preparadas para alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama em celebração ao mês dedicado ao tema.

As ações incluem marcação de consultas e exames de mamografia que serão disponibilizados pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e Hospital de Base (HB) e Santa Maria (HRSM), além da unidade móvel – Ônibus da Mulher – da Secretaria da Mulher, com atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Haverá também orientações sobre a prevenção do câncer de mama com entrega de panfletos e adesivos, além da inauguração do Salão Rosa Solidário, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, localizado no Jardim do HB. Ao longo do mês, diversos webinários também foram organizados pelo Núcleo de Treinamento e Educação Permanente do Iges/DF com a participação de profissionais que farão falas com o intuito de instruir sobre a doença.

Estima-se como público da campanha mulheres de 50 a 69 anos, atendendo o que preconiza o Ministério da Saúde (MS) quanto à mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – que é recomendada nessa faixa etária.

Ônibus da mulher

A Secretaria da Mulher irá disponibilizar duas Unidades Móveis para ações itinerantes, entre os dias 1º a 17 de outubro, e estarão presentes nos hospitais de Base e de Santa Maria, além das UPAs de Ceilândia, Samambaia, Recantos das Emas, São Sebastião, Sobradinho e Núcleo Bandeirante. Em todos os ônibus, haverá uma equipe da SMDF para prestar acolhimento psicossocial às mulheres, além de oferecer informações sobre a promoção de saúde mental e física delas, incluindo o combate à violência doméstica de gênero.

Os ônibus se transformarão em consultórios, nos quais enfermeiros do IGESDF irão orientar as mulheres, sendo 32 atendimentos em cada UPA, a fazerem o autoexame das mamas e também como procurar ajuda médica em caso de suspeita de um câncer, bem como encaminhá-las para exames, caso haja indicação. Além disso, a partir das 18h30, o Palácio do Buriti será iluminado em tons de rosa, em homenagem ao mês de combate ao câncer.

Marcação de consultas

A marcação das consultas e exames para o HB e HRSM estará disponível através do telefone 3550-8900, ramal 9016. As vagas são limitadas.

Outubro Rosa

O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Serviço

Abertura da programação Outubro Rosa e inauguração do Salão Rosa Solidário

Data: 1º/10/2020

Horário: 14h

Local: Jardim do Hospital de Base

*Com informações da Secretaria de Saúde