01/10/2020 às 16:45, atualizado em 01/10/2020 às 16:49

Feira do Guará: começou a reforma do telhado

Trabalho deve ser concluído antes da chegada das chuvas mais intensas

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Equipes da Novacap já começaram a aplicar o material impermeabilizante no local | Fotos: Divulgação/Novacap

Na Feira do Guará desde 1984, a paraibana Idagma leite, 58 anos, foi uma das primeiras a abordar as equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) para entender melhor a movimentação da manhã desta quinta-feira (1º) no local. Técnicos da empresa pública fizeram os estudos e já iniciaram a aplicação do material para impermeabilização do telhado da estrutura.

“Na verdade, eu nem acreditei quando o pessoal começou a subir no teto”, contou a comerciante. “Nunca fizeram isso aqui antes. Toda época de chuva era uma dor de cabeça. Muitos feirantes tiravam dinheiro do próprio bolso para instalar uma cobertura em seu boxe.”

A comerciante Idagma Leite comemora: “Nem acreditei quando o pessoal começou a subir no teto. Nunca fizeram isso aqui antes”

A ação começa menos de uma semana após a determinação do governador Ibaneis Rocha para o início desse trabalho. “O GDF sabe que precisa se antecipar às chuvas para não prejudicar a atuação dos feirantes, principalmente nesse período de fim de ano, quando a economia aquece”, destacou o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite.

[Olho texto=”“O GDF sabe que precisa se antecipar às chuvas para não prejudicar a atuação dos feirantes”” assinatura=”Fernando Leite, diretor-presidente da Novacap” esquerda_direita_centro=”centro”]

Com custos de R$ 5 mil e trabalho executado por equipes próprias do GDF, a intervenção iniciada tem previsão de durar uma semana. Apesar de ser paliativa, é eficaz e já serve como preparação para uma reforma mais ampla da feira, prevista para começar em janeiro de 2021.

Programa Feira Legal

De acordo com os técnicos que estão no local, após o estudo e identificação dos pontos críticos, foi concluído que a aplicação de mil metros lineares de uma manta asfáltica fria aluminizada será suficiente para concluir a impermeabilização nas juntas, aplicar veda-calhas nos parafusos desgastados e desentupir calhas, que estão muito sujas. O trabalho conta com a colaboração da Administração Regional do Guará.

“Há muitos anos os feirantes aguardavam essa melhoria, e o governador Ibaneis Rocha foi o único gestor comprometido com a causa da Feira do Guará”, comemorou a administradora da cidade, Luciane Quintana.

A intervenção se dá no âmbito do programa Feira Legal, que já contemplou a feira do Riacho Fundo e atualmente opera nas unidades da Candangolândia e do Gama. Para a Feira do Guará, o projeto inclui troca de telhado, construção de mezanino para todas as bancas e reforma dos banheiros, entre outras intervenções.

Feira do Guará

Uma das mais tradicionais e conhecidas do DF, a Feira do Guará existe desde 1969. Na época, foi criada pela necessidade de atender as pessoas desempregadas, que vendiam suas mercadorias em algumas barracas no local. Atualmente, o espaço conta com mais de 500 boxes. Abrindo de quinta-feira a domingo, registra a circulação aproximada de 30 mil pessoas em seu período semanal de funcionamento.

* Com informações da Novacap