01/10/2020 às 14:05, atualizado em 01/10/2020 às 18:33

GPS auxilia a monitorar roçagem

Sistema de georreferenciamento da Novacap fiscaliza operações e traz eficiência

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Raimundo Oliveira, chefe do Departamento de Parques e Jardins, explica que o novo sistema traz mais eficiência, transparência e controle | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Mais eficiência na gestão e na fiscalização: é com este objetivo que a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) possui em funcionamento um sistema de monitoramento em tempo real, por meio de georreferenciamento, de 100% dos serviços de roçagem executados no DF. O resultado foi tão positivo que, a partir do primeiro semestre de 2021, também englobará o monitoramento das podas de árvores.

O Sistema de Gerenciamento de Áreas Verdes, ou SGAV, funciona da seguinte maneira: todos os 500 equipamentos utilizados na roçagem são conectados por meio de georreferenciamento por satélite (GPS) que, a cada 30 segundos, enviam um sinal para a central da Novacap.

Se em uma determinada área o equipamento saiu antes do programado, o sistema envia um alerta para o fiscal da área, que vai até o local averiguar se o serviço foi realmente completo. Em caso positivo, ele sinaliza no sistema que já está tudo feito e, se houver pendência, a empresa contratada tem até 72 horas para concluir o serviço.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Pelo SGAV, o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap também consegue, por meio de um telão, acompanhar em tempo real todo o fluxo de trabalho, utilizando uma legenda de cores em cima das regiões onde estão acontecendo as roçagens que marcam áreas que já foram finalizadas, o que ainda será feito e locais com demandas extraordinárias. Anualmente, a Novacap investe R$ 80 milhões na roçagem de terras pelo DF.

[Olho texto=”1.500″ assinatura=”funcionários, divididos em 140 equipes, fazem o serviço de roçagem da Novacap” esquerda_direita_centro=”centro”]

De acordo com o chefe do DPJ, Raimundo Oliveira, o SGAV implementado na Novacap traz mais segurança e eficiência: “Era uma necessidade de controle que a Novacap tinha e, através de planejamento da área técnica do DPJ, nós implantamos esse sistema. Traz eficiência, transparência e a possibilidade de um controle que não tem como burlar, pois é um sistema fechado que só a Novacap tem acesso”, explica.

A instituição do sistema de monitoramento em tempo real segue a nova filosofia de trabalho da Novacap baseada na modernidade. “O DPJ já entrou nessa fase de modernização e começamos a correr atrás de tecnologia de georreferenciamento e sistemas eletrônicos de medições das atividades realizadas. A nossa bandeira é a de menor intervenção possível, trabalhando de uma forma técnica e usando a tecnologia ao nosso favor”, explica Raimundo.

[Olho texto=”186 milhões ” assinatura=”de metros quadrados é a área total estimada de roçagem no DF” esquerda_direita_centro=”centro”]

Um trabalho essencial

A roçagem é um dos serviços mais requisitados para a Novacap, seja por meio da ouvidoria do GDF, seja por pedido direto das regiões administrativas. O DPJ estima que a área total de roçagem no DF seja de 186 milhões de metros quadrados. A administradora regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro, ressalta a importância deste trabalho: “O serviço de roçagem é essencial para manter a limpeza e conservação da nossa cidade. Cuidar dos espaços públicos na RA-I é nosso compromisso e contamos com a colaboração da Novacap, mesmo nos períodos de chuva que exigem maior frequência no corte de gramíneas”.

Atualmente, o serviço de roçagem da Novacap é feito por mais de 1.500 funcionários divididos em cerca de 140 equipes. Já as podas de árvore contam com um efetivo de cerca de 500 funcionários atuando em 40 times.