04/10/2020 às 18:51

Como o GDF pode ajudar?

Servidores da Administração Regional de Planaltina buscam de porta em porta, há dois meses, solucionar problemas da comunidade

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Equipes atuam na linha de frente do atendimento às demandas da população | Foto: Divulgação

É de porta em porta que a Administração Regional de Planaltina tem buscado resolver as demandas dos moradores da região por meio da iniciativa chamada AdmEmAção. Desde agosto, dois servidores do órgão percorrem os bairros da cidade para saber quais são os principais problemas de cada cidadão, além de vistoriar ruas para identificar eventual necessidade de reparos e orientar o registro de manifestações na Ouvidoria Geral do DF. Cerca de 110 visitas já foram feitas.

[Numeralha titulo_grande=”110 moradores” texto=”já receberam a visita da Administração de Planaltina” esquerda_direita_centro=”centro”]

O administrador de Planaltina, Célio Rodrigues, explica que o projeto aproxima a comunidade do governo local. “É uma forma de resolver a demanda do morador e, ao mesmo tempo, agilizar o trabalho do GDF, pois muitos problemas a própria administração consegue solucionar”, observa.

As principais solicitações são de tapa-buraco, podas de árvore, limpeza de boca de lobo, reforma de áreas de lazer, fornecimento de água e iluminação pública. Letícia Lorena Santos, 27 anos, foi uma das beneficiadas pelo trabalho da administração.

[Olho texto=”“Orientamos as pessoas a como registrar a manifestação na ouvidoria, já que muitos não sabem como funciona o procedimento”” assinatura=”Célio Rodrigues, administrador de Planaltina” esquerda_direita_centro=”centro”]

“Tinha um buraco enorme em frente à minha casa há muito tempo. Pedi para taparem em um dia e, no outro, o serviço foi feito”, lembra. “Foi um trabalho de ótima qualidade, pois mesmo com a chuva o buraco continua tapado”, comemora a professora.

Carlos Eduardo da Silva, 42 anos, também diz se sentir mais seguro com a nova lombada em sua rua. Os acidentes, que eram frequentes devido à alta velocidade dos carros e motos, agora não fazem mais parte do dia a dia do produtor rural.

[Olho texto=”“É com esse tipo de ação que aumentamos a presença do Estado nas ruas e conseguimos solucionar os problemas emergenciais”” assinatura=”Valmir Lemos, secretário-executivo das Cidades” esquerda_direita_centro=”centro”]

“Eu solicitei a instalação do quebra-molas há alguns anos e só agora fui atendido. Essa iniciativa da administração cria um elo entre o governo e a gente por ser um contato direto”, elogia.

OUV-DF

O controlador-geral do DF, Paulo Martins, ressalta que projetos como o AdmEmAção agilizam a resolubilidade das demandas da população. “As administrações são os órgãos que têm mais proximidade com a comunidade. Elas são fundamentais para fazer essa ponte de ligação do morador até a ouvidoria. Essa parceria é muito importante para termos êxito em aproximar a sociedade do governo e resolver problemas das pessoas”, destaca.

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Neste mês de setembro, o Sistema de Ouvidoria completou quatro anos de implementação. Lançado em setembro de 2016, o OUV-DF permite, de forma fácil e rápida, que os cidadãos se manifestem e acompanhem suas demandas.

Desde que foi implementado, mais de 800 mil manifestações foram recebidas. Em tempos de pandemia, os cidadãos utilizaram o canal para reclamar de estabelecimentos que não cumpriam as regras de higiene e isolamento, o que auxiliou o GDF a fazer cumprir a fiscalização.

Cada caso é criteriosamente atendido pela iniciativa AdmEmAção | Foto: Divulgação

Somente em 2020, foram mais de 2 milhões de acessos à página e 19.475 manifestações relacionadas à Covid-19 (até 24 de setembro de 2020). Além de ser utilizado pelos cidadãos de forma virtual, o sistema também auxilia os atendentes da Central de Atendimento 162 e é usado pelas ouvidorias dos órgãos do DF como uma ferramenta de gestão.

“É muito importante que haja esse apoio das administrações, pois não há efetivo suficiente para verificar se todas as políticas públicas foram implementadas. É com esse tipo de ação que aumentamos a presença do Estado nas ruas e conseguimos solucionar os problemas emergenciais”, observa o secretário-executivo das Cidades, Valmir Lemos.