04/10/2020 às 17:43, atualizado em 05/10/2020 às 09:45

Novos abrigos de passageiros

Neste ano, governo já entregou 92 pontos em todo o DF. Sol Nascente tem projeto de terminal rodoviário

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

As recentes instalações de abrigos de passageiros fazem parte da execução de um contrato que irá implantar mais 525 novas estruturas em concreto, reformar 650 e substituir 100 por todo o DF| Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Pensando no conforto e na acessibilidade para os usuários do transporte público no Sol Nascente, o GDF está instalando cinco abrigos de passageiros de concreto na região. A previsão da Secretaria de Mobilidade (Semob) é de que os novos equipamentos sejam entregues até o fim do mês. O investimento total do governo local na montagem e colocação dos abrigos foi de R$ 82.500,00.

Além dos cinco no Sol Nascente, a Semob também está instalando outros cinco em Ceilândia e mais um em Planaltina. Somente neste ano, o GDF já entregou 92 novos abrigos de passageiros, todos com acessibilidade para pessoas com deficiência (rampas de acesso e piso tátil), além de calçada nova e meio-fio.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Quatro pontos da Avenida Principal do Sol Nascente vão receber os novos equipamentos: em frente ao Condomínio Gileade, na Chácara 128 A, conjunto H; na Quadra 16, conjunto A; e na CNR 1, conjuntos F e G, além de mais um na SHNS Chácara 73, conjunto K, no Setor Habitacional Gênesis. Cada um possui 3,6 metros de largura por 3 metros de profundidade, mas precisam ser instalados em locais com 25 metros quadrados para abrigar também as calçadas e rampas de acessibilidade.

Francisca Araújo: proteção para o calor | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Quem irá usufruir do novo abrigo de passageiros que está sendo instalado na Quadra 16 do Sol Nascente é a cozinheira Francisca Araújo, que mora no local há 15 anos e pega ônibus na Avenida Principal diariamente para se deslocar até Ceilândia Sul, onde trabalha. “Já sofri muito por conta do sol aqui, principalmente nas últimas semanas. Esse novo ponto está bem melhor, maior, vamos poder nos proteger do calor um pouco”, conta.

O administrador regional do Sol Nascente/Pôr do Sol, Cláudio Ferreira Domingues, exaltou a importância das entregas para a população da região. “É uma obra que vem para atender à demanda de muitas pessoas, principalmente nesse momento que estamos passando, de muito calor, para que as pessoas possam se acomodar. Estamos felizes de trabalhar em conjunto com a Secretaria de Mobilidade”, ressalta.

[Numeralha titulo_grande=”525″ texto=”Novos abrigos de passageiros serão instalados no DF” esquerda_direita_centro=”centro”]

O secretário de Mobilidade, Valter Casimiro, explica que as recentes instalações de abrigos de passageiros fazem parte da execução de um contrato que irá implantar mais 525 novas estruturas em concreto, reformar 650 e substituir 100 por todo o DF, e que uma das regiões que vai receber atenção especial da pasta será o Sol Nascente. “Precisamos dar condição para quem usa o transporte coletivo de estar em lugar abrigado e seguro. A ideia é mapear todos os pontos do Sol Nascente que precisam desses abrigos para que a gente de imediato coloque à disposição da população ”, afirma.

Novos abrigos e um novo terminal

Outra obra importante para a mobilidade e o transporte público da região é a construção do Terminal Rodoviário do Sol Nascente/Pôr do Sol. De acordo com a Semob, o projeto arquitetônico já está pronto, faltando apenas a conclusão do projeto de engenharia para se dar o próximo passo. “Concluindo isso tudo, vamos ter o projeto básico da obra que vai subsidiar a licitação. O prazo de construção gira em torno de 18 meses, e a nossa expectativa é que licite ainda este ano”, explica o subsecretário de Terminais da pasta, Ronivaldo Bento Costa.

*Colaborou Ian Ferraz