05/10/2020 às 19:18, atualizado em 05/10/2020 às 20:15

Asfalto novo para a Avenida Contorno

Mais de 300 toneladas de massa asfáltica já foram colocadas na via, uma das principais da cidade

Por Rosi Araújo, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

A Avenida Contorno recebe renovação com 300 toneladas de massa asfáltica, o equivalente a 14 caminhões cheios do material | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Uma das mais antigas regiões administrativas do Distrito Federal, o Núcleo Bandeirante recebe atenção especial do GDF. O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF) iniciou, em esforço de trabalho ininterrupto, o serviço de recapeamento da Avenida Contorno, uma das mais movimentadas da cidade.

Os trabalhos estão concentrados no trecho em frente à feira permanente do Núcleo Bandeirante. Cerca de 400 metros de asfalto serão completamente renovados, com aplicação de massa asfáltica. Os serviços são executados por meio de obra direta, ou seja, pelos próprios servidores do departamento.

Até agora, já foram utilizadas mais de 300 toneladas de massa asfáltica. O que equivale a 14 caminhões trucados cheios do material. Nesta terça-feira (6), há previsão de ser feita a sinalização horizontal da via.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As melhorias na infraestrutura viária já são sentidas – e comemoradas – pela população. Feirante há mais de 20 anos, Iraci Gonçalves de Oliveira (56), por exemplo, relatou que este era um pedido antigo e a situação afetava a todos, principalmente os clientes da feira permanente. “As pessoas evitavam passar pela rua do contorno e até estacionar aqui”, destacou, lembrando que o estacionamento também recebe as melhorias.

Iraci, feirante: “um presente e tanto” | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

No último sábado (3), recorda Iraci, os feirantes começaram a perceber a diferença durante o trabalho, que facilitou o fluxo de carros no local. “Nosso estacionamento ficou cheio, mais pessoas entraram pelo acesso da via. Foi um presente e tanto”, acrescentou Iraci, que também é vice-presidente da Associação dos Feirantes do Núcleo Bandeirante.

Com o alto fluxo de veículos, principalmente aos finais de semana, a via que dá acesso à feira estava muito deteriorada. Algumas intervenções haviam sido feitas pelo programa GDF Presente, em operações pontuais de tapa-buracos.

Segundo o superintendente de Obras do DER/DF, Cristiano Cavalcante, a vida útil do asfalto estava avançada. “Em alguns pontos foi necessário retirar o revestimento em razão do péssimo estado de conservação”, explicou Cristiano.

Rota de ligação

Neste ano, a segunda e terceira avenidas da cidade passaram por recapeamento. “A Avenida Contorno ficou de fora no primeiro pacote de obras, mas estamos viabilizando agora. E é muito importante, além de ser uma reivindicação antiga dos feirantes”, enfatizou o administrador regional Adalberto Carvalho.

A via também é rota de ligação a outras estradas importantes do DF, como a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003). O superintendente do DER/DF reforçou que faz parte da missão do órgão detectar e executar os serviços para melhorar vias e estradas do DF, de modo a garantir as melhores condições de mobilidade dos usuários.