05/10/2020 às 12:19, atualizado em 05/10/2020 às 14:57

Entorno do Palácio do Buriti com nova iluminação

Programa da CEB substitui as lâmpadas de vapor metálico por LED

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Quem passar perto do Palácio do Buriti nos próximos dias vai se deparar com um cenário diferente: estacionamentos bem mais iluminados e vias mais seguras, fruto da ação de renovação do parque de iluminação pública da área.

O Programa de Eficientização da Iluminação Pública do Distrito Federal, promovido pela Secretaria de Obras do GDF e a CEB, vem substituindo as luminárias de vapor metálico por modelos em LED em diversas regiões administrativas (RAs). Já foram feitos trabalhos na iluminação pública de vias em Santa Maria, Ceilândia, Samambaia, Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirantes, Sobradinho, Águas Claras, Asa Norte, Guará e Taquari.

No caso das obras no entorno do Palácio do Buriti, iniciadas no último sábado (3), o principal objetivo é oferecer mais segurança às milhares de pessoas que transitam na região diariamente, inclusive ao número expressivo de servidores que trabalham nos órgãos públicos localizados na área e que se deslocam para as avenidas N1 e S1 ao final do expediente, no trajeto de volta para suas casas.

CEB vai trocar 49 lâmpadas no entorno do Palácio do Buriti | Foto: Divulgação

Segundo o secretário de Economia, André Clemente, além da iluminação em LED oferecer mais segurança aos transeuntes, ainda valoriza o Palácio do Buriti. “Essa área não deixa de ser o ponto central da gestão pública distrital, bem no coração de Brasília. A nova iluminação vai oferecer mais tranquilidade para os nossos servidores que circulam por aqui e uma vista bem mais bonita do Palácio, patrimônio arquitetônico de Brasília”, comentou.

O presidente da CEB, Edison Garcia, lembra que a busca de mecanismos para aumentar a eficiência tem sido palavra de ordem da atual gestão do GDF. “Quando se investe em modernização e eficiência, se promove economia dos recursos públicos em curto, médio e longo prazo. As lâmpadas de LED são um bom exemplo disso: têm poder de iluminação bem mais potente do que as lâmpadas tradicionais, durabilidade maior e consome em média 40% menos energia. Esses valores economizados, por sua vez, podem ser revertidos em outras melhorias no DF, e quem sai ganhando é a população”, disse.

A ação de eficientização da iluminação pública do Palácio Buriti prevê a instalação de 49 lâmpadas de LED de 160W e 84 modelos de 280W, com o investimento de R$ 136.906,16, e deve ser finalizada ainda neste mês.

* Com informações da CEB