07/10/2020 às 21:19, atualizado em 08/10/2020 às 13:18

Cratera em estrada de Ceilândia é aterrada

GDF Presente põe fim a buraco de 12 metros de profundidade no Núcleo Rural Boa Esperança

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Máquinas e veículos enfrentam a poeira e levam melhorias ao local | Foto: Gizella Rodrigues / Agência Brasília

Até esta sexta-feira (9), as equipes do GDF Presente trabalharão para eliminar uma erosão de 12 metros de profundidade na estrada vicinal que dá acesso ao Núcleo Rural Boa Esperança, em Ceilândia. A ação vai beneficiar cerca de 4 mil pessoas, moradores da região.

[Olho texto=”“O ponto de escoamento de água já existia, mas foi tampado pela vegetação e a gente está reabrindo. Todas as curvas de nível ao longo da estrada estão sendo revitalizadas”” assinatura=”Sérgio Barbosa Pimenta, diretor de obras de Ceilândia” esquerda_direita_centro=”centro”]

O produtor João Miranda Júnior, 45 anos, mora na região desde 1981 e conta que a estrada, de cerca de 2 quilômetros de extensão, é usada pelos agricultores para escoar produção de maxixe, quiabo, jiló, pimentão, cachaça e peixes. Além disso, em época de aulas um ônibus escolar passa pelo local seis vezes por dia, pois leva as crianças para um centro de ensino fundamental nos três turnos (manhã, tarde e noite).

“Ao longo de três anos o buraco foi crescendo e estreitando o caminho por onde os carros passavam. Vai começar a chover e ficamos com medo de algum carro escorregar na lama e cair na erosão, que era funda, com mais de 12 metros de profundidade”, detalha João Miranda. Os moradores também tinham medo de que o buraco continuasse a crescer e acabasse por tomar conta da estrada.

Cratera persistia mesmo com o envolvimento dos moradores, mas agora está revertida | Foto: GDF Presente

A própria comunidade tentou parar o crescimento da erosão e plantou mudas de bambu no local, na esperança de que as raízes da planta impedissem o avanço do buraco. Mas, de nada adiantou a tentativa.

Agora, a Administração Regional da Ceilândia, com a ajuda do GDF Presente, está aterrando o buraco e vai desviar os cursos d’água de modo a impedir que as chuvas causem novos estragos. “Logo acima da erosão estamos fazendo umas curvas de nível para desviar as águas pluviais”, explica a diretor de obras da administração, Sérgio Barbosa Pimenta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O ponto de escoamento de água já existia, mas foi tampado pela vegetação e a gente está reabrindo. Todas as curvas de nível ao longo da estrada estão sendo revitalizadas”, ressalta.

Dez dias de ação em Planaltina

O Polo Área Norte encerrou uma temporada em Planaltina e vai começar uma jornada de ações em Sobradinho. Em dez dias as equipes recolheram 1.440 toneladas de entulho do núcleo urbano mais antigo do DF. A cada dia quatro caminhões do GDF Presente, com capacidade de 12 toneladas cada, fizeram três viagens à Unidade de Recebimento de Entulho (URE), que funciona onde era o antigo Lixão da Estrutural.

Meios-fios limpos na Candangolândia com a chegada do GDF Presente | Foto: GDF Presente

O programa também atendeu a uma demanda antiga das cerca de 400 famílias que moram no Residencial Mestre D’Armas II. A ocupação existe há dez anos e agora recebe as primeiras ações do GDF. Máquinas do GDF Presente fizeram ajustes em todas as ruas da região, que não são asfaltadas. Elas foram patroladas e um caminhão-pipa jogou água na terra, na tentativa de baixar a poeira.

Outra ação de destaque feita nos últimos dias foi a limpeza do pátio da Escola Classe Mestre D’Armas, que fica no Vale do Amanhecer. O GDF Presente recolheu todos de árvores, galhos, resto de podas e entulho – lixo que encheu quatro caminhões com capacidade de 12 toneladas. A ação teve o objetivo de preparar a escola para a volta às aulas.

Galhos e toras são removidos do pátio da Escola Classe Mestre D’Armas | Foto: GDF Presente

Candangolândia

O Polo Central Adjacente II começou os trabalhos na Candangolândia. As equipes fazem a manutenção da cidade com atenção especial à desobstrução das bocas de lobo, principalmente as localizadas na QRO, uma das principais avenidas da cidade. Eles trocaram a grelha de um bueiro que estava danificada e também pintam os meios-fios da avenida.

Nesta terça-feira (6), as equipes podaram árvores na QRO A, recolheram lixo e fizeram roçagem na praça e do parquinho da quadra 1/3 e lavaram as ruas e paradas de ônibus da cidade.