08/10/2020 às 09:33, atualizado em 08/10/2020 às 09:46

Guarda-corpo do Viaduto Ayrton Senna em reconstrução

Obra vai garantir a segurança de pedestres e motoristas

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Na segunda fase da obra será iniciada a construção dos pilares e das vigas da nova estrutura | Foto: DER/DF

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) iniciou, no final de setembro, a obra de reconstrução do guarda-corpo do Viaduto Ayrton Senna, localizado na Estrada Parque Ceilândia (EPCL DF/095), no entroncamento com a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia/DF-003). A obra, orçada em cerca de R$ 633 mil, está na fase de demolição da mureta, que possui aproximadamente 300 metros de comprimento.

[Olho texto=”“Com esta ação vamos reforçar não apenas a segurança do pedestre que passa pela lateral do elevado, mas também dos motoristas que trafegam por baixo do viaduto”” assinatura=”Geraldo Jacinto, chefe do 5º Distrito Rodoviário” esquerda_direita_centro=”centro”]

Na segunda fase da obra será iniciada a construção dos pilares e das vigas da nova estrutura, que medirá 1,20 metro de altura. A última fase do serviço será a pintura do dispositivo de segurança.

O serviço conta com a força de trabalho de 40 operários e o prazo de conclusão do serviço está estimado em 90 dias.

Responsável pela obra e chefe do 5º Distrito Rodoviário, Geraldo Jacinto destaca que a necessidade do trabalho foi apontada após uma vistoria de rotina realizada pela equipe do DER/DF, que constatou o estado de deterioração do material.

“Faz parte do nosso trabalho verificar regularmente os mecanismos de segurança dos viadutos. E, depois de realizarmos um estudo nesta estrutura, concluímos que o guarda-corpo do Viaduto Ayrton Senna precisava passar por essa reconstrução total. Com esta ação vamos reforçar não apenas a segurança do pedestre que passa pela lateral do elevado, mas também dos motoristas que trafegam por baixo do viaduto”, concluiu.

Estrutura estava muito deteriorada e exigiu intervenção imediata | Foto: DER/DF

Sobre o elevado passam cerca 50 mil veículos por dia. Já na parte de baixo do viaduto o Tráfego Médio Diário é de 70 mil carros.

Professor de inglês, Alisson da Costa, de 39 anos, afirma que a obra no guarda-corpo mostra a atenção do DER/DF com a segurança de pedestres e motoristas. “Vejo que o DER não espera os acidentes com os pedestres e veículos acontecerem para reconstruir esse guarda-corpo, que de fato estava bem precário, parecendo que ia cair. A prevenção é sempre a melhor atitude”, completou.

O viaduto

A obra de arte especial Ayrton Senna, que é o principal ponto de ligação entre o Plano Piloto e Estrada Parque Ceilândia (EPCL/DF-095) começou a ser construído em janeiro de 1993 e foi concluído em fevereiro de 1994, ao custo de R$ 6,3 milhões na moeda atual.

O nome dado ao viaduto foi definido por meio de licitação, em concurso que fez homenagem ao piloto tricampeão mundial de Fórmula 1.

 

* Com informações do DER/DF