08/10/2020 às 19:02, atualizado em 08/10/2020 às 21:14

Melhorias para o Mercadão do Núcleo Bandeirante

Governo reformou estacionamento e recuperou vias laterais do mercado. Ação visa estimular e valorizar o comércio no local

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Estacionamento novo é garantia de melhor futuro nos negócios, dizem comerciantes | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

O Mercado do Núcleo Bandeirante está de cara nova. Nesta quinta-feira (8), o tradicional espaço teve seu estacionamento completamente reformado e sinalizado, assim como as vias laterais que cruzam o “Mercadão”, como é carinhosamente chamado por comerciantes e população local.

A ação faz parte do programa Feira Legal, que tem por objetivo cuidar das feiras e centros comerciais do Distrito Federal. Recentemente, o governador Ibaneis Rocha anunciou obras e serviços para a Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), e para a Feira do Guará, por exemplo.

[Olho texto=”“Foi a primeira vez que alguém fez alguma coisa. Nunca ninguém fez nada. Só prometiam e não saía nada. Agora, com este estacionamento, teremos mais conforto para os clientes”” assinatura=”Cézar de Castro, dono de loja no Mercadão” esquerda_direita_centro=”centro”]

“É a primeira reforma deste nível desde a construção do mercado. Temos muito a ganhar, é um novo momento para o Mercadão. Acredito que nossa visibilidade vai aumentar, assim como o conforto para os clientes”, comemora o síndico do centro comercial, Tiago Bruno.

O Mercadão conta com 177 boxes que incluem desde restaurantes de comida típica do Nordeste até loterias, loja de eletrônicos, açougue e vestuário. O local é o ponto comercial mais antigo do Distrito Federal e está nas raízes da construção do Núcleo Bandeirante. O mercado foi, inclusive, um espaço de compra dos pioneiros que ergueram e escreveram a história do DF.

“Desculpe o transtorno, o DF está em obras” | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Dono da loja Botinas Centro-Oeste, o empresário Cézar de Castro comanda o negócio de família que cruza gerações. Ele conta que desde 1965, quando a família abriu o comércio no local, nunca houve uma reforma assim.

“Foi a primeira vez que alguém fez alguma coisa. Nunca ninguém fez nada. Só prometiam e não saía nada. Agora, com este estacionamento, teremos mais conforto para os clientes”, comemora.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“É uma obra pontual, que mexe na porta do cidadão. Essa é a grande esperança do governo Ibaneis Rocha: a integração entre os órgãos e tratar as obras grandes e as pequenas igualmente”, aponta o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), Fauzi Nacfur.

A reforma do estacionamento motivou os comerciantes a cuidarem do espaço interno. Assim, o Mercadão vai ganhar pintura, iluminação e melhorias na acessibilidade.

Dezenas de operários foram envolvidos nos trabalhos de reforma e limpeza | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Base reformada

O estacionamento com 50 vagas do Mercadão foi um dos logradouros do Núcleo Bandeirante reformados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF) ao longo desta semana. Os serviços também contemplaram o recapeamento de 2 mil metros da Avenida Contorno.

Neste trabalho foram fresados aproximadamente 250 metros de asfalto. O restante do percurso foi recapeado e recebeu implantação de outra camada de asfalto. O serviço foi feito por 23 operários.

No Mercadão também foram recapeados cerca de 1,7 mil metros sobre o pavimento de concreto pré-existente. Para esse serviço foram destacados 21 operários.

* Com informações do DER/DF