08/10/2020 às 15:43

UBS 1 de Taguatinga retoma atendimentos da saúde da mulher

A meta é atender 80 pacientes da região até o final da campanha

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

A Unidade Básica de Saúde 1 (UBS) de Taguatinga, integrando-se à campanha Outubro Rosa, retomou os atendimentos de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, suspensos desde o início da pandemia. Mulheres entre 50 e 69 anos de idade agora vão ser atendidas todas as quartas e quintas-feiras, sendo dez vagas por dia e por ordem de chegada. A meta é atender 80 mulheres até o final de outubro, segundo a gerente da UBS, Iraquitânia Bernardo.

Para retomar o atendimento, a direção da UBS adotou todos os cuidados e protocolos de prevenção ao contágio da Covid-19. As pacientes agendadas são orientadas previamente a compareceram usando máscaras. Quando chegam, têm a temperatura aferida, usam álcool gel e mantêm o distanciamento recomendado.

Mamografia

Os servidores também utilizam equipamentos de proteção individual e a sala da consulta é desinfectada após cada atendimento. Depois da avaliação, caso seja necessário, pacientes podem ser encaminhadas para exames de mamografia e papanicolau.

A UBS 1 de Taguatinga atende os moradores da QNG, QNH, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Colônia Agrícola Cana do Reino, Coperville e Córregos dos Currais. A população estimada de abrangência é de 36 mil habitantes, que são atendidos por sete equipes de Saúde da Família.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde