08/10/2020 às 19:23

UBS 7 promove ações de saúde da mulher

Em Santa Maria, pacientes fizeram exames e participaram de atividades especiais

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Atendimentos, sempre às quartas-feiras, devem ser agendados | Foto: Divulgação/Agência Saúde

Durante todo este mês, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 7 de Santa Maria (UBS) empreenderá ações para fortalecer os atendimentos relacionados à saúde da mulher,  em meio à campanha Outubro Rosa. Entre essas atividades estão a realização de exames preventivos para detectar câncer do colo do útero,  que estavam suspensos desde o início da pandemia. Também serão retomados os encaminhamentos das pacientes que precisam fazer mamografia nas unidades especializadas da rede pública de saúde.

Os serviços estarão disponíveis na unidade, sempre às quartas-feiras, tanto pela manhã quanto à tarde, com dez vagas agendadas para cada período, além de atendimento aos pacientes que chegarem sem agendamento prévio. A retomada ocorreu na última quarta-feira (7), quando sete mulheres fizeram o preventivo de manhã, com quatro delas  tendo sido encaminhadas aos exames de mamografia.

“Foi o nosso start no Outubro Rosa, declarou a gerente da UBS 7 de Santa Maria, Cláudia Rezende.  Além dos exames preventivos e encaminhamentos, informou, haverá encontros para discutir temas relacionados à saúde da mulher, como climatério, ansiedade e depressão. “Será dado enfoque não apenas à questão física, como também à emocional”, complementou.

O bate-papo que abriu os trabalhos abordou a importância do exame preventivo para detectar câncer do colo do útero. As pacientes usaram máscaras e respeitaram a distância social umas das outras, seguindo as regras de segurança contra a Covid-19 estabelecidas na unidade.

Boas-vindas

A volta dos serviços foi aberta com um café da manhã de boas-vindas às pacientes da UBS. As usuárias também tiveram a oportunidade de fazer reiki, aprender técnicas de automassagem e participar de sessões de auriculoterapia, que consiste na utilização de pontos nas orelhas para tratamento de patologias.

Além disso, o grupo Santa Maria em Pauta fez uma apresentação musical em homenagem às mulheres, tocando músicas do grupo Boca Livre e clássicos como My Heart Will Go On, da trilha sonora do filme Titanic.

Cobertura

A UBS 7 de Santa Maria atende os moradores do Residencial Santos Dumont, da Área Alfa e da área do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A população estimada de abrangência é de 12 mil habitantes. As consultas devem ser agendadas por horário, para evitar aglomeração. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

* Com informações da Secretaria de Saúde