08/10/2020 às 16:13

Um centro de saúde-escola para a Vila Telebrasília

Projeto faz parte de parceria com o Unieuro para suporte à Equipe Saúde da Família 

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

O Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro) desenvolve o projeto de instalar um centro de saúde-escola no campus da Vila Telebrasília. Esse foi o assunto tratado durante reunião, nesta quarta-feira (7), entre o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, o reitor e a pró-reitora da faculdade – Edson Luiz Zangrando Figueira e Juliana Ferraz.

A ideia é que a Secretaria de Saúde (SES) disponibilize uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) para trabalhar no local estruturado pela Unieuro, onde os servidores receberão o apoio dos alunos que estão se formando. “Essa parceria é interessante, porque permitirá a colocação de uma equipe mais próxima dos usuários da Vila Telebrasília e de outras comunidades, como Cobra Coral, e ao mesmo tempo os alunos da Unieuro serão capacitados em campo”, destacou Osnei Okumoto.

Juliana Ferraz afirmou que o objetivo do centro de saúde-escola é, com a participação dos estudantes, dar apoio às equipes de ESF. “Todos os custos serão da instituição, e a população que reside próximo à unidade será beneficiada diretamente, pois a Unidade Básica de Saúde [UBS] da área fica um pouco mais distante da Vila Telebrasília”, explicou.

Assistência ampliada

O subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Alexandre Garcia, pontuou que essa parceria permitirá qualificação e ampliação da assistência, já que serão agregados profissionais de diversas especialidades, como psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. “É ganho em todos os sentidos – para o residente, para a Secretaria de Saúde e, principalmente, para o cidadão”, avaliou.

Na reunião também foi discutido um convênio para residências médicas em Saúde da Família, no qual a Unieuro arcará com todos os custos da bolsa do residente e preceptores, cabendo à SES garantir o local de trabalho. A documentação e as propostas seguem, em breve, para avaliação.