09/10/2020 às 15:14, atualizado em 09/10/2020 às 18:15

Ação alivia Ceilândia de entulho

Além de outros serviços, foram retiradas 227 toneladas de lixo das ruas

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Intenso, trabalho começou na segunda-feira: cidade limpa e mais segura | Fotos: Divulgação/GDF Presente

Maior cidade do Distrito Federal, Ceilândia, com quase meio milhão de habitantes, volta a receber a visita das equipes do GDF Presente. Além de atuar na recuperação das estradas de terra do Núcleo Rural Boa Esperança, elas trabalham em melhorias na área urbana para manter as ruas limpas – tarefa que não é fácil. Desde segunda-feira (5), 227 toneladas de entulho foram recolhidas nas vias da Região Administrativa (RA).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Por enquanto, os trabalhos se concentram na Expansão do Setor O e nas quadras QNQ e QNR, em Ceilândia Norte. Diariamente, a administração regional recolhe entre 30 e 40 toneladas de lixo, quantidade que costuma dobrar com a ajuda das máquinas e dos homens do GDF Presente. “Melhorou muito depois que cercamos os terrenos vazios da Terracap”, destaca o diretor de obras da Administração de Ceilândia, Sérgio Barbosa Pimenta. “Agora o problema está na Expansão e nas quadras mais embaixo da cidade”.

Manutenção de pistas

Outro problema que demanda esforços do GDF Presente é a recuperação e manutenção das pistas. Na última quinta-feira (8), na Feira do Produtor, as equipes utilizaram sete toneladas de massa asfáltica para tapar 32 buracos.

Buracos foram tapados em diversas ruas da cidade

Operações semelhantes contemplaram as QNOs 4 e 17 e as EQNOs 1/3 (onde fica a Escola Classe 17), 4/6 e 3/5. O asfalto na lateral da QNP 18, no P Sul, também foi recuperado, com mais de 200 buracos tapados. “Temos duas equipes atuando só no tapa-buraco e estamos tentando criar uma terceira. São usadas entre 20 e 25 toneladas de massa asfáltica por dia”, explica o diretor de obras da administração.

Preventivo para chuvas

Podas de árvores também foram feitas, em ação preventiva para a temporada chuvosa

As equipes também fazem a limpeza e manutenção das bocas de lobo. Os bueiros da EQNP 32/36 e da QNP 14, ambas no P Sul, estão em dia. “Estamos há mais de um mês atuando em diversas frentes de trabalho em parceria com diversos órgãos do GDF na limpeza de bocas de lobo e retirada de lixo de áreas públicas para evitar que pontos críticos e mapeados voltem a alagar com a chuva”, ressalta o administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí.

O GDF Presente fez ainda reparos do telhado do Na Hora e podou árvores na Avenida M1 Norte, na altura da QNM 8, bem como na EQNO 1/3.