10/10/2020 às 17:29, atualizado em 10/10/2020 às 17:37

Instaladas 10 vigas de concreto no Viaduto do Torto

Elevado representa a última obra da Ligação Torto-Colorado executada pelo DER/DF

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Serviço contou com a força de trabalho de aproximadamente 80 operários | Foto: DER/DF

O Departamento de Estradas de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/ DF) concluiu, nesta sexta-feira (9), a etapa de implantação das 10 vigas de concreto armado no Viaduto do Torto, na descida para a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA/DF- 003). O processo de instalação das hastes que medem 45 metros de comprimento cada e tem um peso aproximado de 120 toneladas cada estava previsto para durar até às 23h59 do próximo domingo (11).

Porém, houve a possibilidade de aceleração do cronograma inicialmente estipulado. Entre terça (5) e quarta-feira (6), o guindaste de 50 metros de altura utilizado na ação já havia erguido metade das vigas.

O serviço contou com a força de trabalho de aproximadamente 80 operários.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Trecho liberado

Na tarde deste sábado (10), após a recuperação asfáltica do ponto onde estava localizado o guindaste o fluxo de veículos na via expressa da EPIA, no trecho entre o Colorado e o Torto foi liberado pelos agentes de trânsito do DER/DF.

O bloqueio havia sido realizado na noite do último dia dois de outubro logo após o fechamento da operação de reversão na subida do Colorado, que acontece entre 17h e 19h45.

Próximas fases

Agora, o elevado que resta para que sejam concluídas as obras da Ligação Torto-Colorado chegou a 90% de conclusão. A próxima fase será a construção do tabuleiro da ponte – por onde circulam os veículos –, seguida do encabeçamento e da pavimentação asfáltica do viaduto, além da instalação de guarda-corpos e, por fim, das sinalizações horizontal e vertical.

[Numeralha titulo_grande=”R$ 90 milhões” texto=”é o custo total da Ligação Torto-Colorado” esquerda_direita_centro=”centro”]

Na etapa anterior foram executadas as obras de fundação, de construção dos pilares e das vigas de apoio para as chamadas vigas longarinas (apoio da laje). “Em breve vamos entregar mais esta grande para os cerca de 100 mil motoristas que trafegam por aqui diariamente e que terão um trânsito sem retenções e mais seguro”, declarou o diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Júnior.

Sinalização horizontal

Paralelamente ao processo de içamento das vigas, com a diminuição do fluxo de veículos no trecho entre o Colorado e o Torto, o DER/DF iniciou na última quarta-feira (7), a revitalização da sinalização horizontal, na subida do Colorado. Nessa parte o serviço foi finalizado na tarde desta sexta-feira (9).

Cada viga tem peso aproximado de 120 toneladas | Foto: DER/DF

Para o bancário Tiago Gomes, de 41 anos, morador de Sobradinho, a atitude do órgão de aproveitar a realização de uma obra para efetuar outras melhorias deixa a população satisfeita. “É bom ver que os trabalhos são feitos em várias frentes visando a segurança e o conforto dos motoristas”, elogiou.

Atenção

Para a pintura das faixas de rolamento no sentido contrário o departamento vai interditar, na próxima terça-feira (13), das 9h30 às 16h, o trecho da Epia entre Balão do Colorado e o Balão do Torto.

O trânsito no local será desviado para a marginal (terceira pista) entregue à população em setembro de 2019.

Histórico da obra da LTC

Com início em 2014, a obra da Ligação Torto-Colorado conta com até 100 operários e tem investimento total estimado em R$ 90 milhões. O DER/DF já finalizou as etapas de terraplenagem, drenagem, pavimentação, colocação de meios-fios e sarjeta, além da finalização de aproximadamente 5,2 quilômetros de ciclovias. Foi executada ainda a construção de uma ponte e dez viadutos.

A conclusão das obras no Complexo Viário Joaquim Domingos Roriz, que compreende as obras da Ligação Torto-Colorado e do Trevo de Triagem Norte (TTN), aliviará o trânsito de toda a saída norte do DF.

 

* Com informações do DER/DF