10/10/2020 às 12:45, atualizado em 12/10/2020 às 14:24

Presentes em série no aniversário de 60 anos do Gama

Data é celebrada com obras que vão desde colocação de asfalto novo à ampliação dos serviços de saúde

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Desde janeiro de 2019, R$ 1,1 milhão foi investido no Gama apenas pela Novacap | Foto: Vinicius de Melo / Agência Brasília

Com a mudança da capital do Brasil para o interior do país, as terras que pertenciam às fazendas Gama, Ponte Alta, Ipê e Alagado ficaram dentro da área escolhida para abrigar o Distrito Federal. Assim surgiu o Gama, que celebra 60 anos na segunda-feira (12). O presente do Governo do Distrito Federal aos mais de 132 mil habitantes vem em forma de investimento para levar mais qualidade de vida à comunidade que, como diz o ditado, ama aquela cidade.

[Olho texto=”“É uma cidade promissora, bem cuidada pelo governador e pelos órgãos. Por onde as pessoas passam, veem melhorias, cuidados, máquinas, trabalho”” assinatura=”Joseane Feitosa, administradora do Gama” esquerda_direita_centro=”centro”]

São muitas as demonstrações da atenção especial do GDF com a cidade aniversariante. Desde janeiro de 2019 foram R$ 1.122.958,25 investidos só com fornecimento de materiais, manutenção, melhorias e recapeamento de asfaltos na área urbana e de estradas rurais, por parte da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Foram 64.748,33 metros quadrados de vias recuperadas na região – o equivalente a mais de 9 mil campos de futebol em pistas renovadas. Para tanto foram destinadas 1.682,74 toneladas de massa asfáltica ao Gama, o que significa o volume necessário para encher cerca de 37 carretas.

“Estamos fazendo um grande trabalho no Gama, que recebe muito investimento do governo, em especial da Nocavap”, diz o presidente da empresa, Fernando Leite.

[Olho texto=”“Nossa função principal é a infraestrutura da cidade, mas também cuidar com zeladoria todos os dias”” assinatura=”Fernando Leite, presidente da Novacap” esquerda_direita_centro=”centro”]

Dentro do cuidado com as pistas, ele destaca que a Avenida Pioneiros, principal da cidade, está recebendo novo asfalto, paisagismo, calçadas. Além disso, o gestor destaca a reforma da Feira do Galpão Central, que posteriormente se estenderá aos outros centros da cidade.

Palavras que são reforçadas pela administradora do Gama, Joseane Feitosa, que mora na região desde que chegou ao DF, 23 anos atrás. “Nós estamos muito felizes. Cada dia temos um Gama mais bonito, limpo, organizado, com empresário confiante gerando emprego e renda, com uma das melhores qualidades de vida do DF”, comemora.

“É uma cidade promissora, bem cuidada pelo governador e pelos órgãos. Por onde as pessoas passam, veem melhorias, cuidados, máquinas, trabalho”, acrescenta Joseane, em impressão confirmada pelos elogios que chegam via Ouvidoria.

Na saúde, o Gama vai ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está em obra no Setor de Indústria com capacidade de acolher cerca de 4,5 mil pessoas por mês. Além disso, a construção de um Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II) na cidade também deu mais um passo para sair do papel.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No quesito acessibilidade, as melhorias incluem a nova ciclovia na DF-483, que liga Gama a Santa Maria e foi entregue em abril, além do novo estacionamento com 435 vagas no Campus da Universidade de Brasília (UnB) – demanda de anos dos três mil frequentadores da universidade, um empreendimento que virou realidade em junho. Já o projeto de reforma do Setor Central venceu mais uma etapa e está em obras, enquanto o terminal rodoviário também será reformado.

A cidade também é cuidada diariamente pelas ações constantes do programa GDF Presente. Merecem destaque a revitalização do Parque Vivencial e até as parcerias do Adote uma Praça, que atenção especial aos espaços comunitários. Também estão a pleno vapor as reformas nas escolas esvaziadas pela pandemia, que vão garantir mais modernidade e conforto para os alunos e professores.

Em nome do crescimento foi dado mais um passo para a implementação da Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), com obras na Área de Múltiplas Atividades (AMA) do Gama. O saneamento foi transformado, com modernização da Estação de Tratamento de Esgoto do Gama, que atende a uma população de aproximadamente 135 mil habitantes, e a construção de reservatório para garantir o abastecimento da comunidade.

Programação

As comemorações começam neste sábado (10) e prosseguem até 26 de outubro. No fim de semana vai ter Festival Brasília Drive-In – Todos os Cantos da Nossa Cidade, no estacionamento do Estádio Bezerrão, com entrada gratuita. Nos dois dias, os portões abrirão às 18h, com as seguintes atrações musicais: Banda Magia, Henrique e Ruan, Nego Rainner, Grupo Amor Maior e Chic Tá Bacana Show. A realização é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), com apoio da administração regional.

Na segunda-feira (12), os brinquedos arrecadados na campanha Vem Brincar Comigo vão ser distribuídos pela região. Às 16h, uma live comemorativa em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), com atrações musicais, programação infantil e homenagens, será transmitida pelas contas oficiais da administração regional no Facebook e no Youtube.

As comemorações culminam na inauguração oficial do Centro de Recondicionamento de Computadores do Gama (CRC), polo do programa Reciclotech, e com o início do projeto de paisagismo das áreas verdes da cidade, por parte da Novacap. Segundo a empresa, serão diversos os serviços oferecidos a partir de 26 de outubro. O plano de paisagismo vai deixar a cidade ainda mais bonita, com direito a plantio de oito mil mudas de plantas e flores.