10/10/2020 às 10:57, atualizado em 11/10/2020 às 11:50

Concluído projeto do Terminal Sol Nascente/Pôr do Sol

GDF intensifica ações para o início das obras, por meio da Semob, com investimento de cerca de R$ 3,2 milhões e geração de mais de 80 empregos

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

O projeto do terminal rodoviário do Sol Nascente/Pôr do Sol acaba de ser concluído e, com isso, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) intensificou os trabalhos para licitar a obra (veja mais no vídeo abaixo). O GDF vai investir cerca de R$ 3,2 milhões na construção, que vai gerar mais de 80 empregos direitos e indiretos e deverá ser concluída 18 meses após o início, previsto para maio de 2021.

O secretário de Transporte, Valter Casimiro, e uma equipe de técnicos da Semob visitaram o local onde será construído o terminal na manhã desta sexta-feira (9). Segundo o Valter, a expectativa é de que o edital de licitação seja lançado ainda neste ano.

“Nas próximas semanas o edital será analisado nas áreas técnica, financeira e jurídica da secretaria, e cerca de 30 dias após esse trâmite nós devemos lançar o edital para contratar a obra do Terminal do Sol Nascente”, disse o secretário.

Confira no vídeo:

Ele lembra que o governador Ibaneis Rocha determinou prioridade para a obra. O terminal é uma reivindicação antiga da comunidade do Sol Nascente, que já soma mais de 80 mil habitantes. Os moradores intensificaram as reivindicações após o governador criar a região administrativa, em 2019.

O novo terminal vai beneficiar, diretamente, cerca de 20 mil pessoas. Será construído em terreno com 24,2 mil metros quadrados na Quadra 105, Conjunto M, AE1 (Trecho 2). O projeto conta com seis plataformas, dez pontos de estocagem, 14 vagas de estacionamento para veículos e 11 para motos, paraciclos com 24 vagas e três salas para apoio administrativo, além de lanchonete e banheiros com acessibilidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A expectativa entre os moradores do Sol Nascente/Pôr do Sol aumenta a cada dia. Em conversas com a equipe da Semob, eles relataram as dificuldades para pegar ônibus no local, ainda sem estrutura e sem conforto. Atualmente, o Trecho II é atendido por três linhas com 229 viagens em dias úteis, 52 aos sábados e 29 aos domingos.

Com a infraestrutura do terminal, outras linhas serão criadas e haverá ampliação da oferta de transporte coletivo que atende o local, de forma que os usuários poderão ter acesso a destinos como Rodoviária do Plano Piloto, W3 Sul, W3 Norte, SIA/Saan, Águas Claras, Pistão Sul e Samambaia.

 

* Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade