11/10/2020 às 13:13

‘Outubro Criativo’ celebra Brasília como capital do design

Iniciativa da Secretaria de Turismo destaca o espírito inventivo da cidade com rotas voltadas para as crianças e à arte de rua

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

A capacidade única do ser humano de transformar o mundo ao seu redor é a grande homenageada do Outubro Criativo, conjunto de ações promovidas pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) para comemorar o Dia das Crianças. A iniciativa celebra também os três anos do título de Brasília como cidade criativa do design da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), além de discutir a economia criativa e a efervescente arte de rua da capital federal.

A criatividade é o ponto de partida de todas as ações previstas no Outubro Criativo, como explica a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “Nosso objetivo é mostrar Brasília como esta cidade jovem que nunca envelhece, que tem uma capacidade de sempre despertar curiosidade, que atrai as mentes mais destemidas e é polo de criatividade no mundo”, descreve Vanessa.

[Olho texto=”“Quando se fala de economia criativa se fala de quase 4% do PIB e do mercado de trabalho do DF antes da pandemia. Precisamos debater o setor e colocar essa vocação na vitrine da nossa cidade”” assinatura=”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo” esquerda_direita_centro=”centro”]

A infância, período marcado pela imaginação mais pura, será destacada com o lançamento, no dia 10 de outubro, da Rota da Diversão, primeira rota para turismo infantil do DF. A ação promete despertar em todos a criança interior e a nostalgia dos brasilienses que cresceram em meio aos brinquedos da Nicolândia, do Parque da Cidade, e de vários outros pontos marcantes do nosso Quadradinho.

A criançada terá um presente especial no miniguia da rota, que será todo ilustrado com desenhos do artista plástico Ralfe Braga, para que as crianças possam passar para o papel a forma única como elas enxergam as obras. O livro poderá ser baixado no site da Setur-DF e também ficará disponibilizado nos centros de atendimento ao turista (CATs).

As ações também passarão pelas formas de expressão que transformam e ocupam os espaços urbanos e ditam a chamada economia criativa. Neste mês, a capital federal completa três anos como cidade criativa do design da Unesco, título que reconhece a vocação da cidade como polo de criação e desenvolvimento da economia ligada a artes, arquitetura, design, inovação e inteligência criativa.

“Nada mais criativo e inovador do que Brasília, cidade criada do zero, a partir de mentes tão brilhantes, que tem arte, design e arquitetura em seu DNA. Quando se fala de economia criativa se fala de quase 4% do PIB [Produto Interno Bruto] e do mercado de trabalho do DF antes da pandemia. Precisamos debater o setor e colocar essa vocação na vitrine da nossa cidade”, acrescenta Vanessa Mendonça.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Esses debates terão espaço dentro do Prosa Criativa, em que Vanessa Mendonça receberá grandes nomes do setor em três lives para debater temas ligados à economia criativa, turismo alternativo, moda e arte, além influência de diversos setores no segmento turístico. As transmissões serão feitas nos dias 15, 22 e 29 de outubro.

No dia 19, é a vez da arte urbana ganhar espaço no DF com o lançamento da Rota do Grafite, que vai apresentar os elementos mais criativos mapeados em todo o Distrito Federal que servem de referência para o grafite nacional. Além disso, a Setur-DF apresentará uma série de vídeos no melhor estilo “faça você mesmo”, com mestres artesãos de Brasília ensinando a preparar peças, apresentando técnicas de artesanato e falando sobre empreendedorismo.

O Outubro Criativo será encerrado com uma mostra organizada em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que apresentará as faces do design da nossa capital, com a participação de designers, artistas e arquitetos brasilienses em ambiente virtual e com ações híbridas, em espaços criativos de Brasília.

PROGRAMAÇÃO

8/10

Abertura

Live com Sérgio Ferreira – diretor de Empreendedorismo Cultural da Secretaria Especial da Cultura + Aciole Félix – presidente da Associação dos Designers de Produto do Distrito Federal.

10/10

Lançamento da Rota da Diversão – primeira rota para turismo infantil, com ilustrações de pontos turísticos de Brasília para colorir, disponíveis para download na internet e também para retirar no centros de atendimento ao turista (CATs) de todo o Distrito Federal. Pontos da rota: Planetário, Parque da Cidade, Jardim Botânico, Parque Nacional de Brasília (Água Mineral), Espaço Lúcio Costa e Parque Olhos d‘Água, entre outros.

15/10

“Faça Você Mesmo” do Artesanato – vídeos de mestres artesãos ensinando a preparar peças e desenvolver técnicas de artesanato e empreendedorismo.

“Prosa Criativa” com Darlan Rosa – o design das formas + Ralfe Braga – o design das cores da capital + Patrícia Madeira – o design das jóias inspiradas pelo Planalto.

19/10

Lançamento da Rota do Grafite na Galeria dos Estados – com pontos de todo o Distrito Federal que são referência para o grafite nacional.

22/10

“Prosa Criativa” com Cris Malheiros – curadoria de produtos afetivos + Gabriela Bilá – por uma Brasília afetiva + Daniel Moreira ou Enozor Junior – o design na moda inspirada em Brasília.

27/10

Mostra das faces do design da nossa capital – com a participação de designers, artistas e arquitetos brasilienses em ambiente virtual e com ações híbridas, que ocorrerão em espaços criativos de Brasília, em cooperação com a UFRJ.

29/10

“Prosa Criativa” com Miguel Galvão – espaços criativos de Brasília + Sandro Biondo – espaços alternativos de Brasília + Pedro Sangeon – Gurulino e os espaços urbanos de Brasília.

 

* Com informações da Secretaria de Turismo