12/10/2020 às 17:07, atualizado em 19/10/2020 às 17:36

GDF Presente incentiva turismo cívico

No feriadão, equipes trabalharam recuperando asfalto da Esplanada dos Ministérios. Programa também ajuda na manutenção dos espaços

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Equipes do GDF Presente fizeram o recapeamento asfáltico em frente ao Itamaraty| Foto: Divulgação

Os cuidados com o Distrito Federal não param nem no feriadão. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com apoio do GDF Presente, fez o recapeamento asfáltico na Esplanada dos Ministérios. A manutenção da zona cívico-administrativa é uma forma de estimular o turismo da capital, que possui monumentos projetados por Oscar Niemeyer e é detentora do título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

O serviço foi feito em frente ao Palácio do Itamaraty. A Novacap utilizou uma das 35 novas máquinas compactadoras adquiridas pelo GDF para auxiliar o trabalho de colocação e restauração do asfalto em vias públicas. Os novos compactadores possuem tecnologia de ponta e sistema de iluminação noturna, propiciando segurança para os operadores e para as equipes de trabalho. Para adquirir os equipamentos, o governo investiu R$ 7 milhões.

O Itamaraty, inaugurado em 1970, é conhecido por ser um dos prédios mais bonitos de Brasília e o seu conjunto arquitetônico se inclui entre os mais belos cartões postais da cidade. “Uma cidade boa para a população é melhor ainda para o turista. Esse cuidado faz toda a diferença”, afirma Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF.

Vivian Gonçalves, de SP: “a cidade está bem arrumada” | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasilia

A farmacêutica Vivian Gonçalves, 29 anos, aprovou o estado de conservação do asfalto da Esplanada. “Está bem recapeado, não tem buracos. Parece bom para quem passa aqui de carro, disse. Moradora de São Paulo, ela esteve em Brasília duas vezes, mas só agora teve oportunidade de fazer turismo na cidade. “Da primeira vez, foi corrido. Fui do aeroporto para o trabalho e vice-versa”, contou. “Vim a trabalho de novo, mas aproveitei que era feriado para conhecer Brasília”. Vivian gostou do que viu. “A cidade está bem arrumada, isso causa boa impressão”, disse.

Segundo a secretária de Turismo, Brasília passou 10 anos sem ter nenhuma ação de manutenção e preservação dos pontos turísticos. Nas últimas semanas, o GDF Presente intensificou a limpeza dos monumentos na área central e lavou a fachada de prédios como a Catedral, o Teatro Nacional Cláudio Santoro, o Museu Nacional, o Clube do Choro e o Memorial dos Povos Indígenas. “Essa manutenção mostra que sabemos dar valor ao patrimônio que temos”, ressalta Vanessa Mendonça.

A secretária de Turismo ressalta que o Eixo Monumental é a maior área tombada do mundo. Brasília foi a primeira (e ainda única) cidade moderna inscrita na lista de Patrimônio da Unesco. A capital do país conquistou o título em dezembro de 1987, quando tinha apenas 27 anos de idade.

Chuvas

A preocupação do GDF com os possíveis alagamentos e inundações causadas pelas chuvas continua. As equipes do Polo Leste finalizaram a limpeza de boca de lobos, troca de tampas e meio-fio vazado na quadra 2 da Fazendinha, no Itapoã. Nas margens da DF-250, também no Itapoã, construíram uma calçada flutuante e novos bueiros. Ela é chamada de flutuante porque tem guias que direcionam a água para os bueiros.

Itapoã: troca de tampas e meio-fio vazado | Foto: Divulgação

O trabalho foi feito por servidores da Administração Regional do Itapoã com máquinas do GDF Presente. Mais de 50 bueiros receberam manutenção na semana passada, quando a força-tarefa formada por diferentes órgãos do governo se uniu para limpar e desobstruir bocas de lobo da cidade. “O GDF está trabalhando para manter a cidade em ordem e atender as demandas da população. Muitas áreas do Itapoã precisam de melhorias e essa limpeza de bocas de lobo é muito importante”, afirma o administrador Marcus Cotrim.

Na Candangolândia, servidores do Polo Central Adjacente II, em conjunto com a administração regional, fizeram ações durante toda a semana passada. Na sexta-feira (9), eles concluíram a revitalização da pracinha na Rua dos Transportes. Além da limpeza dos bancos, as lixeiras do local foram trocadas.