12/10/2020 às 18:09, atualizado em 12/10/2020 às 20:34

Pacientes no HRL ganham presentes e visita de super-heróis

Servidores e voluntários se fantasiaram para trazer alegria na data especial

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A pequena Eloá recebeu a visita de dois Homens-Aranha que alegraram seu Dia das Crianças no hospital  | Foto: Divulgação

Internada no Hospital da Região Leste (HRL, antigo Hospital do Paranoá) desde domingo (11), a pequena Eloá, de nove anos, não esperava receber nesta segunda-feira (12) uma visita especial de dois Homens-Aranha. Acompanhados do Batman, Superman, Pantera Negra, Flash e palhaços, ainda trouxeram brinquedos e alegria para o hospital. “Foi muito legal”, elogiou a pequena, ao agradecer pela visita especial no Dia das Crianças.

A iniciativa partiu de servidores e voluntários do próprio HRL, que todo ano decidem vestir seus trajes de super-heróis e alegrar o dia dos pacientes do hospital. Os brinquedos também ficam por conta deles, que compram os presentes  para ajudar a animar os pequenos em momentos difíceis, de dor e cansaço.

Foi o caso da Eloá, internada devido a um cálculo renal. Segundo sua mãe, Poliana Moreira, 32 anos, o stress tinha marcado o Dia das Crianças da sua filha, até a chegada dos super-heróis. “Ter isso aqui para ela foi tudo de bom. É uma diversão que ajuda e deixa uma felicidade no ar”, afirmou.

Os pequenos também ganharam brinquedos | Foto: Divulgação

Quem também gostou da visita foi a paciente Gabriela, de seis anos. Assim que viu a movimentação dos super-heróis e palhaços, esqueceu por um momento que estava no hospital para cuidar das dores na cabeça e estômago. “Foi algo bonito de ver. E as brincadeiras ajudaram ainda mais a esquecer da dor”, ressaltou sua mãe, Eliene Carvalho, 40 anos.

Já Maria Clara, de dois anos, foi levada ao hospital com febre e infecção urinária. Mas o choro logo foi substituído por animação, depois que uma das palhaças deu uma boneca de presente para ela. Lidiane Flávia, mãe da paciente, acredita que ações como essa ajudam a amenizar a situação de estar em um hospital para tratar de uma doença. “Deu uma animada no dia dela e, de quebra, ainda ganhou uma Barbie”, brincou.

Família e diversão

Aproveitando a visita especial no hospital, a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua, decidiu levar seus dois filhos para compartilhar da animação trazida pelos servidores e voluntários. Para ela, a ação ajuda a trazer mais conforto às crianças atendidas no HRL. “Vemos o quão doloroso é para elas ficarem afastadas do lar, seja por uma patologia ou outra doença. Então trazemos um pouquinho mais de alegria para essas crianças”.

O diretor do HRL, João Marcos Meneses, também aproveitou a oportunidade para trazer a família. Vestido de Homem de Ferro, ainda participou das brincadeiras dos voluntários. “Eles são parte de uma parceria importante conosco em várias áreas”, agradeceu. Lembrando sempre das recomendações em tempos de pandemia, como uso de máscaras e álcool em gel. “Muita alegria, mas com os cuidados necessários”, completou.

Vestido de Batman, o coordenador do voluntariado no hospital, Gilson Cosme, destacou a dedicação dos servidores e voluntários para trazer um pouco mais de diversão às crianças que passam por momentos difíceis enquanto estão internadas ou em consulta. “É uma ação para a qual nos dedicamos de todo o coração. Abrimos mão de estar com nossos filhos e nossas famílias para levar alegria às crianças que mais precisam. Hoje o dia inteiro é dedicado a elas”, garantiu.

Logo depois que os super-heróis e palhaços deixaram o hospital, eles decidiram levar um pouco mais da animação para a praça central do Paranoá, distribuindo presentes e alegria para os pequenos que ali passaram durante o Dia das Crianças.

*Com informações da Secretaria de Saúde