13/10/2020 às 17:12, atualizado em 14/10/2020 às 11:32

Curso Escola da Terra oferece 120 vagas

Secretaria de Educação abre inscrições nesta quarta-feira (14). Formação continuada é voltada para professores da carreira Magistério Público do DF

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Formação faz parte das ações do PronaCampo, do Ministério da Educação | Foto: Secretaria de Educação

Professores da carreira Magistério Público do Distrito Federal podem se inscrever, a partir desta quarta-feira (14), em processo seletivo simplificado para participar da 2ª edição do curso de formação continuada Escola da Terra. Para esta segunda etapa do curso são oferecidas 120 vagas para professores efetivos da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). As inscrições vão até o dia 21 de outubro.

A ideia do curso Escola da Terra é promover a formação continuada de professores de modo que eles atendam às necessidades de funcionamento específicas das escolas do campo e de comunidades quilombolas. Além disso, busca oferecer recursos e material pedagógico adequados às características formativas dessas populações e apoiar, técnica e financeiramente, entes da Federação no sentido de ampliar e qualificar a educação básica para tais grupos populacionais em seus respectivos sistemas de ensino.

A carga horária é de 180 horas, em regime de alternância pedagógica, distribuídas em 120 horas de Tempo Universidade (TU) e 60 horas de Tempo Comunidade (TC).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Também serão selecionados, dentre os 120 professores, dez tutores-bolsistas que ficarão responsáveis pelo acompanhamento pedagógico dos cursistas matriculados.

Todas as informações referentes ao processo seletivo simplificado estão no Edital nº 29, disponível nas páginas 39 e 40 do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) publicado nesta terça-feira (13).

A formação faz parte das ações do Programa Nacional de Educação do Campo, o PronaCampo, do Ministério da Educação (MEC).

Etapas da seleção

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira delas tem início nesta quarta-feira (14), com o período de inscrições para preenchimento das 120 vagas para professores efetivos. Como pré-requisitos estão: atuar em unidade escolar do campo do DF; estar lotado em Unidade de Educação Básica (Unieb) que possui unidade escolar do campo; e estar lotado no nível central da SEEDF, com atuação no âmbito da Política de Educação do Campo.

Documentos comprobatórios de tais pré-requisitos devem ser encaminhados ao e-mail gcam.dcdhd@edu.se.df.gov.br, de acordo com o cronograma estabelecido em edital.

A divulgação do resultado final da primeira etapa está prevista para o dia 27 de outubro, no site da Secretaria de Educação. As atividades têm previsão de início em novembro de 2020 e desdobramento no primeiro semestre de 2021.

Após a divulgação dos professores selecionados, estes estarão aptos a participar, caso tenham interesse, da segunda etapa de seleção, que escolherá dez tutores-bolsistas. Ao realizar a inscrição como cursista, os candidatos interessados em atuar como tutores deverão registrar, concomitantemente, campo específico para essa candidatura. É importante observar os pré-requisitos para o preenchimento das vagas destinadas a tutores, constantes no edital.

A documentação comprobatória para a tutoria deve ser enviada até o dia 28 de outubro de 2020 para o e-mail gcam.dcdhd@edu.se.df.gov.br. O resultado final do processo de seleção de tutores será divulgado em 3 de novembro, também no site da Secretaria de Educação.

Formação

A 2ª edição do curso de formação continuada Escola da Terra tem previsão de início a partir de 6 de novembro de 2020 e prosseguirá até 30 de outubro de 2021. A formação terá atividades pedagógicas de tempo-universidade (TU) organizadas e distribuídas com oferta em período integral, aos sábados (uma vez por mês), no Campus Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB); e oferta territorializada, por meio de polos regionalizados, em unidades de Escola do Campo estratégicas (uma vez por mês).

Os encontros presenciais estão sujeitos a ajustes e flexibilizações decorrentes do contexto da pandemia de Covid-19.

Os candidatos poderão consultar o Manual de Gestão Escola da Terra, do Ministério da Educação, para outras informações sobre o PronaCampo.

 

* Com informações da Secretaria de Educação