13/10/2020 às 18:00

Itapoã temporariamente sem água em benefício da população

Fornecimento será suspenso na próxima quinta-feira (15). Serviço recebeu investimento de R$ 5,7 milhões e vai melhorar a qualidade do produto

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) fará nesta quinta-feira (15) a interligação de redes de distribuição de água no projeto de setorização do Itapoã. Para que a execução dos serviços transcorra em segurança será necessário suspender o fornecimento de água na próxima quinta-feira (15), das 8h às 23h50, na Região Administrativa do Itapoã. A interrupção abrangerá toda a localidade, inclusive Sobradinho dos Melos e os condomínios Entrelagos, Novo Horizonte e La Font.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As obras de setorização têm por objetivo reduzir perdas e melhorar a qualidade da água distribuída com a substituição da tubulação de ferro por outra mais moderna, em polietileno (Pead). Também serão criados distritos de medição e controle (DMCs) para facilitar a manutenção das redes e reduzir a pressão da água, evitando rompimentos e vazamentos da tubulação.

Com um investimento de R$ 5.760.636,52, recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as obras beneficiarão 68 mil habitantes do Itapoã. Aproximadamente 70% desse projeto de setorização de redes já estão executados.

Dicas para consumo consciente de água

A Caesb pede a compreensão da comunidade e ressalta o cuidado que todos devem ter ao utilizar água. O volume de água consumido individualmente, por cada morador, impacta diretamente no abastecimento coletivo. A companhia lista algumas dicas de economia:

? Mantenha as torneiras fechadas para evitar desperdício, quando a água retornar.

? Evite lavar roupas.

? Não lave o carro.

? O jardim pode esperar a rega.

? Esqueça a mangueira. Varra a calçada.

Para mais dicas, confira as ilustrações com sugestões de uso racional da água no perfil da Caesb no Instagram.

Caixa d´água

A companhia informa que toda unidade usuária deve contar com reserva de volume mínimo correspondente ao consumo médio diário, de acordo com o artigo 50 da Resolução nº 14, de 27 de outubro de 2011, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa). O dispositivo estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Distrito Federal. Com essa reserva, os usuários são menos afetados com a interrupção no fornecimento de água.

A resolução da Adasa reforça ainda que o usuário é responsável pela limpeza e desinfecção da instalação predial de água e do reservatório predial antes da ligação definitiva de água e, posteriormente, pela limpeza e desinfecção semestral do reservatório.

Interessados podem ter mais informações por telefone, no número 115.

 

* Com informações da Caesb