18/10/2020 às 19:20, atualizado em 19/10/2020 às 09:05

Depois do asfalto, é a vez da iluminação

Mais de 300 mil pessoas serão beneficiadas com as novas luminárias instaladas na DF-440, na Rota do Cavalo

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Setenta e três postes de aço com luminárias de vapor de sódio de 250 watts agora ocupam a pista de 1,5 km | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Primeiro foi a pavimentação asfáltica, que deu uma nova cara à Rota do Cavalo. Agora, é a vez da iluminação. A recém-inaugurada estrada que liga a região às cidades do Itapoã e Sobradinho estará toda iluminada a partir desta segunda-feira (19), por meio de um trabalho realizado pela Companhia Energética de Brasília (CEB) na via (DF-440).

Setenta e três postes de aço com luminárias de vapor de sódio de 250 watts agora ocupam a pista de 1,5 km. Além disso, oito vãos de rede de energia de média tensão e dois transformadores monofásicos de 10 kva (kilovoltampere) estão sendo instalados. Centenas de empregos foram gerados com as melhorias.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

É um trajeto cada vez mais disputado, desde que o asfalto substituiu a terra e trouxe nova vida à região rural. “Isso é qualidade de vida, segurança e dignidade para a população local. A pavimentação era um pedido de quase 20 anos dos moradores do Paranoá e Itapoã, que atendemos com o empenho do DER-DF [Departamento de Estradas de Rodagem], mas faltava algo: a iluminação. Mais um passo concluído”, destaca o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

Centenas de empregos foram gerados com as melhorias| Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A pista também se tornou uma importante rota para encurtar caminho e tempo quando o destino é o Plano Piloto. Moradores da Rota, do Paranoá e do Itapoã já usam o atalho pavimentado para ir e voltar à região central de Brasília, reduzindo a distância em 5 km.

Mas não é só o tráfego de veículos que melhora. Ali, a circulação de pedestres é intensa. “Muita gente pratica exercícios físicos e anda pelas margens da rodovia durante o dia. Agora, com a luz, também fará [as atividades] à noite. Sem falar da produção dos chacareiros da região, que chegará mais fácil até o Itapoã”, explica o administrador regional, Marcus Cotrim.

Segundo Cotrim, o próximo passo é construir uma ciclovia em um trabalho conjunto com a Novacap e o DER-DF. O projeto está em andamento e será implementado em 2021.

O comércio também agradece. Morador do Itapoã e presidente da associação comercial da cidade, João Pereira, o João do Violão, ressalta que o benefício é enorme para toda a comunidade.

“É uma ‘mão na roda’ não só para os produtores, mas também para os comerciantes do Itapoã que usam a estrada. Sem falar na comunidade, que espera há mais de 15 anos essa pista, que dava uma volta enorme. Passei por lá e está ficando excelente”, conta João, que coordena a associação, com cerca de 2.800 comerciantes.

[Olho texto=”É uma ‘mão na roda’ não só para os produtores, mas também para os comerciantes do Itapoã que usam a estrada. Sem falar na comunidade, que espera há mais de 15 anos essa pista, que dava uma volta enorme” assinatura=”João Pereira, presidente da Associação Comercial do Itapoã” esquerda_direita_centro=”centro”]

Recursos

O valor investido na estrada da Rota é proveniente da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), taxa paga mensalmente por todos os contribuintes na conta de energia. É a arrecadação sendo reinvestida em benfeitorias pelo DF.

“Trata-se de um recurso da taxa de iluminação pública sendo aplicado em melhorias para o cidadão. Vai iluminar uma via que todos utilizam. Não só quem mora na Rota do Cavalo ou no Itapoã e Paranoá, mas quem dirige e passou a usar a avenida com mais conforto”, pontua o diretor técnico da CEB Holding, Fabiano Cardoso.

Obras a todo o vapor

E as obras no Itapoã seguem a passos largos. A Praça dos Direitos, na Quadra 203, foi inaugurada na terça-feira (13), com a presença do governador Ibaneis Rocha. Já a continuidade da pavimentação da Avenida Brasil até a DF-001 tem metade dos trabalhos concluídos.

Foram assinadas ainda pelo governador ordens de serviço para asfaltamento e construção de galerias pluviais nas quadras 202, 203, 318, 366, 378 (Mandala) e 379. A Escola Classe da Quadra 203 também já foi autorizada e será erguida ao lado da praça. O conjunto de obras foi viabilizado com recursos de uma emenda parlamentar da deputada federal Flavia Arruda.