19/10/2020 às 21:24, atualizado em 20/10/2020 às 09:28

Mais de 4 mil pessoas abordadas em ação contra homicídios

Quinto Mandamento foi às ruas de Recanto das Emas, Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Samambaia neste fim de semana

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Operação ganha projeção nacional ao reunir diversos órgãos de segurança e fiscalização | Foto: SSP-DF

Mais de quatro mil pessoas já foram abordadas durante a Operação Quinto Mandamento desde o início da ação, em 31 de julho. No último final de semana – entre sexta-feira (16) e domingo (18) – as equipes estiveram no Recantos das Emas, Sol Nascente, Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Samambaia.

[Olho texto=”“Resultados dessas ações integradas têm colocado o DF como destaque nacional, o que mostra que estamos no caminho certo em relação às políticas e estratégias adotadas”” assinatura=”Anderson Torres, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”centro”]

A operação é realizada de forma contínua em cidades definidas a partir de levantamentos e análises das subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI), ambas da SSP-DF, que mapearam locais, dias, horários e locais de maior incidência de cada crime. A coordenação é feita pela Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi).

“A Quinto Mandamento tem sido essencial para que possamos seguir no decréscimo dos crimes contra a vida aqui no Distrito Federal. Os resultados dessas ações integradas têm colocado o DF como destaque nacional, o que mostra que estamos no caminho certo em relação às políticas e estratégias adotadas”, afirma o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

PMDF e PCDF já realizaram, de forma conjunta, 4.614 abordagens | Foto: SSP-DF

Resultados alcançados

A operação está em curso desde 31 de julho. Desde então até o último final de semana, a PMDF e a PCDF realizaram, de forma conjunta, 4.614 abordagens com checagem de documentação (CNH e carteira de identidade, por exemplo) e de eventuais mandados de prisão em aberto. Os policiais também fiscalizaram 548 veículos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O DF Legal já vistoriou 477 estabelecimentos nas seis regiões. O Detran-DF e o DER/DF abordaram 919 veículos e aplicaram notificações diversas. Por sua vez, bombeiros militares passaram orientações a 144 comerciantes a respeito de documentação, de saídas de emergência e de Sistema de Combate a Incêndios.

Os resultados alcançados são bastante expressivos, como afirma o subsecretário de Operações Integradas da SSP-DF, coronel Márcio Vasconcelos. “A operação é realizada de forma integrada, com cada órgão atuando dentro de suas competências, de forma extraordinária. Ou seja, independente da ação rotineira de cada órgão. A produtividade tem crescido a cada final de semana”, resume.

* Com informações da Secretaria de Segurança Pública