19/10/2020 às 17:28, atualizado em 21/10/2020 às 09:25

Óculos de realidade virtual no Hospital da Criança

Utilização do equipamento, que chegou nesta semana para os pequenos pacientes, está sob análise na unidade

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Entretenimento com realidade virtual ameniza rotina de tratamento na unidade | Foto: Breno Esaki / Agência Saúde

Os pequenos pacientes internados no Hospital da Criança de Brasília, que faz parte da rede pública de saúde, estão experimentando uma nova forma de entretenimento com a chegada de 11 óculos de realidade virtual. Os equipamentos, devidamente higienizados, são disponibilizados por uma equipe que percorre toda a ala de internação.

Os equipamentos foram levados recentemente ao hospital e são avaliados pelo departamento médico responsável a partir da reação dos pacientes. Nesta semana foram disponibilizados dois filmes, um de temática mais infantil e outro de aventura. Ambos serão exibidos de acordo com a faixa etária dos pacientes.

[Olho texto=”“O campo de ação para essa ferramenta vai muito além”” assinatura=”Estefânia Rodrigues Biojone, médica oncologista” esquerda_direita_centro=”centro”]

Ana Júlia Araújo cuidava da sua filha de cinco anos, Maria Alice, quando foi surpreendida com a chegada dos profissionais com óculos de realidade virtual. De início a pequena paciente se mostrou curiosa, mas não quis experimentar o equipamento. A mãe, por sua vez, não poupou elogios às iniciativas para entreter as crianças.

“Tem esse apoio humano para eles [os pacientes] não ficarem focados nesse ambiente de hospital”, resume Ana Júlia.

Diferentemente de Maria Alice, o pequeno Gabriel, de 10 anos, curtiu muito a experiência. “Eu gostei mais da parte do tubarão. Eu passei a mão nele”, relatou o paciente, que passou por uma uma cirurgia e está internado há cinco dias, à espera da alta médica. Ao seu lado, a mãe Edilaine Teles comenta que o filho “adora essas coisas diferentes e aqui ele está tendo muita distração no hospital”.

Óculos de realidade virtual são possíveis aliados fixos para diminuir tensão das crianças| Foto: Breno Esaki / Agência Saúde

Os equipamentos foram disponibilizados por uma Organização Não Governamental de São Paulo após contato de profissionais do hospital para obter informações sobre o projeto. De acordo com a médica oncologista, Estefânia Rodrigues Biojone, a ideia surgiu em 2019 e se fortaleceu neste ano, com a pandemia, que limitou o acesso das crianças às opções de entretenimento disponíveis na unidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Antes da pandemia a gente tinha ‘Os doutores do riso’, ‘Sinfonia da Saúde’ e outros projetos, então a gente tinha meio que uma programação cultural. Também tem o ‘Espaço Brincar’, que ficou muito tempo fechado e foi reaberto há 15 dias com limitações”, conta a médica.

Ela já planeja as próximas utilizações dos óculos recebidos. Existe a possibilidade de disponibilizar o equipamento para pacientes no pré-cirúrgico – como relaxamento nos momentos em que os profissionais forem realizar o acesso à veia do paciente, por exemplo – e outros procedimentos que possam gerar tensão às crianças. “O campo de ação para essa ferramenta vai muito além”, resume Estefânia.

* Com informações da Secretaria de Saúde