20/10/2020 às 08:56, atualizado em 21/10/2020 às 14:42

Eixo Monumental na rota da limpeza

Para ajudar no escoamento das águas da chuva, equipes limpam mais de 340 bocas de lobo ao longo da via e retiram 24 toneladas de lixo

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

No trabalho de limpeza das bocas de lobo, as equipes retiram tanto materiais de origem orgânica quanto itens industrializados | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

A chuva chegou de vez no Distrito Federal, e com ela os cuidados para evitar alagamentos e acúmulo de águas pluviais pelas vias da capital. Pensando nisso, o GDF Presente iniciou a semana percorrendo ruas e avenidas importantes do Plano Piloto e do Guará para executar serviços de limpeza de bocas de lobo e recolhimento de lixo verde e inservíveis, beneficiando o escoamento da água e melhorando a qualidade do fluxo de carros e pedestres por ruas e calçadas.

O GDF Presente também está nas entrequadras 700/900 da Asa Norte retirando 12 toneladas de lixo verde e de inservíveis | Foto: Divulgação/GDF Presente

O Eixo Monumental, uma das mais importantes e movimentadas vias da capital, por onde circulam mais de 90 mil carros por dia, recebeu uma atenção especial do Polo Central Adjacente I. As equipes do GDF Presente estão percorrendo os 16 quilômetros de extensão da avenida, em ambos os sentidos, e verificando todas as saídas de água pluviais no caminho. Até o momento, 24 toneladas de lixo e entulho foram retiradas de 348 bocas de lobo.

O trabalho no Eixo Monumental, segundo explica um dos responsáveis pelo Polo Central Adjacente I, Lucimário dos Santos Barbosa, estava no planejamento das equipes: “Todo início de período chuvoso a gente faz isso. É uma prevenção para que todas as bocas de lobo fiquem limpas para ajudar na vazão das águas da chuva”.

No trabalho de limpeza das bocas de lobo, as equipes retiram tanto materiais de origem orgânica, como terra, folhagem e pequenos animais, quanto itens industrializados, de difícil decomposição, que causam os maiores problemas de entupimento das galerias pluviais: latinhas e garrafas de bebidas, embalagens plásticas, bitucas de cigarro, entre outros.

Além do Eixo Monumental, o GDF Presente também está nas entrequadras 700/900 da Asa Norte retirando 12 toneladas de lixo verde (galhadas, restos de podas e folhas em geral) e de inservíveis.

Iniciando as ações no Guará

O GDF Presente iniciou os serviços do Polo Central nesta semana no Guará. Na região, as equipes foram acionadas para atender demandas na quadra 2 do Setor de Oficinas (SOF) Sul de desobstrução de bocas de lobo, capinagem e nivelamento de meios-fios.

Os comerciantes da região agradeceram a chegada das equipes. “Há muitos anos as vias aqui vinham alagando e a gente sofria muito, principalmente em tempos de chuva, impedindo as pessoas de atravessarem de um lado para o outro. Quero agradecer o GDF por estar providenciando esse serviço”, comemora Álvaro Júnior, gerente de uma fábrica de salgados localizada no SOF Sul.

Caminhões do programa do governo auxiliaram no recolhimento de entulhos e inservíveis em uma área de transbordo na QE 09 e também ao lado do prédio da Apae, localizado na Colônia Agrícola Águas Claras.