21/10/2020 às 18:13, atualizado em 22/10/2020 às 15:51

Cras da expansão de Samambaia volta a funcionar

Unidade estava fechada havia cerca de dois anos por questão de segurança

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O Cras estava fechado desde novembro de 2018 por questões de segurança, mas a Sedes fez um trabalho de sensibilização junto à comunidade sobre a importância do equipamento | Foto: Divulgação/Sedes

Com a equipe em teleatendimento, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Samambaia Expansão volta a funcionar nesta quinta-feira (22). Os servidores da unidade, localizada na Quadra QR 833 conjunto 8 lote 1, estavam atendendo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da QN 419 de Samambaia Norte.

O espaço foi fechado temporariamente pela segunda vez em novembro de 2018 por questões de segurança, uma vez que a unidade já havia sido invadida por criminosos.

Para garantir a segurança dos servidores e da comunidade assistida a Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu ações de sensibilização dos moradores em relação à importância do Cras para aquela região. Além disso, estreitou ainda mais os laços com os órgãos locais de segurança pública e à administração regional.

“Estamos falando de milhares de pessoas que tiveram o atendimento prejudicado por conta da criminalidade. A partir de agora, com segurança e com a sensibilização da população local, vamos conseguir retomar o serviço nesta área”, comemora a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

De acordo com a Subsecretaria de Assistência Social (Subsas) ainda não é o momento para o atendimento presencial. “As unidades e as equipes estão se preparando para, em breve, receber as famílias com as condições necessárias para evitar a proliferação do novo coronavírus”, completa Mayara. “Por enquanto, seguimos com os teleatendimentos”, finaliza. Os números disponíveis para acesso do cidadão são 3459-3708 e 3459-3640.

Durante essa fase de preparação para retomada do trabalho, o local recebeu um procedimento de sanitização e desinfecção, asseio e revitalização dos espaços para alocar os trabalhadores e, quando ocorrer o retorno presencial, receber a população.

É fundamental destacar que, mesmo com o fechamento do Cras Expansão, os serviços prestados por essa unidade seguiram sendo executados pelos servidores no Creas Samambaia Norte. Ao longo do ano passado, para reforçar o atendimento na região, a Sedes promoveu oito mutirões na região, que totalizaram 386 atendimentos.

*Com informações da Sedes