21/10/2020 às 15:16, atualizado em 23/10/2020 às 13:09

Curso gratuito para cuidador de idoso

Cozinha de sucesso, teatro, muay thai, empregabilidade e hip-hop também estão entre as oportunidades oferecidas

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Arquivo/Agência Brasília

Curso profissionalizante de cuidados do idoso: tratamento com foco na faixa da população que que mais cresce no país | Foto: Arquivo/Agência Brasília

Geridas pela Secretaria de Juventude (Sejuv), as unidades do Centro de Juventude têm investido em turmas regulares para formação profissional e cultural, como a do curso profissionalizante de cuidador de idoso, para o qual as inscrições podem ser feitas no site da Agência de Transformação Social/Iecap (veja link no fim da matéria).

Com 200 horas/aula, esse curso tem como objetivo capacita cuidadores a prestar tratamento humanizado à faixa etária da população que mais cresce no país. Fazem parte do público-alvo assistido idosos em diferentes condições: independentes, dependentes, acamados ou que estejam sob estado de demência em diversos níveis.

O foco é o bem-estar físico, psicológico e social do idoso assistido. Os profissionais estarão aptos a atuar em casas de longa permanência, domicílios e serviços voluntários, além de acompanhar idosos hospitalizados, entre outras situações.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Atividades virtuais

Com início em 3 de novembro, o curso profissionalizante de cuidador de idosos será ofertado na modalidade semipresencial. Os alunos terão aulas a distância e também presenciais – após a liberação dos encontros por instância superior. As vagas são limitadas.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as atividades desenvolvidas nas unidades do Centro da Juventude estão ocorrendo no formato virtual. Os cursos são ministrados em aulas ao vivo, na plataforma Zoom, com o apoio de material digital disponível na plataforma Moodle.

Outras oportunidades

Além da capacitação para cuidadores de idosos, os centros de Juventude do DF oferecem vagas em outros cursos e atividades. Estão disponíveis a oficinas de teatro, cozinha de sucesso, empregabilidade, muay thai e hip-hop, para as quais as pessoas que se inscreverem serão avisadas da disponibilidade de vagas pela coordenação.

As unidades do Centro de Juventude se destinam a contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens por meio de atividades gratuitas nas áreas de educação, cultura, lazer, esporte, saúde, cidadania, direitos humanos, qualificação profissional, convivência, inclusão digital e social, formação para o empreendedorismo, assistência social e prevenção do uso de drogas, bem como ações sociais de desenvolvimento comunitário.

Atualmente, existem no Distrito Federal três centros de Juventude. Coordenados pela Secretaria de Juventude por meio da Política Distrital de Atenção ao Jovem, essas unidades funcionam em Ceilândia, Estrutural e Samambaia.

Cursos do Centro de Juventude

  • Cuidador do idoso: para jovens de para jovens de 18 a 29 anos, residentes no DF e com ensino fundamental concluído ou em andamento.
  • Oficinas de teatro, cozinha de sucesso, muay thai, empregabilidade e hip-hop: para jovens de 15 a 29 anos residentes no DF.
  • Inscrições:  http://sistemaiecap.com.br/pages/totem/

    * Com informações da Secretaria de Juventude