21/10/2020 às 19:22, atualizado em 21/10/2020 às 19:57

Normalizado serviço de triagem em usinas de compostagem

Quatro cooperativas retomam atividades de acordo com o protocolo de segurança da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do DF

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

A partir desta quinta-feira (22), voltam às atividades regulares os 335 catadores que atuam nas quatro cooperativas instaladas nas duas usinas de tratamento mecânico e biológico (UTMB) do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), instaladas no P Sul (Ceilândia) e na L4 Sul. Desde a retomada do serviço de triagem nas UTMBs, no fim de agosto, as cooperativas Renove, Cooperlimpo, Apcorc e Cataguar seguem o protocolo de segurança da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do DF.

“Para a segurança dos catadores, as cooperativas estavam trabalhando em dias alternados, mas agora já têm autorização para atuar todos os dias. Com isso terão mais produtividade e, consequentemente, mais renda para suas famílias”, destaca o assessor especial do SLU, Francisco Mendes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As cooperativas Renove e Cooperlimpo prestam o serviço de triagem na usina da Asa Sul, respectivamente nos turnos do dia e da noite. “Mesmo com a turma mais reduzida estamos dando conta do trabalho. A produção é que estava ruim devido à qualidade do material que chega. Mas agora, trabalhando todos os dias, esperamos que melhore”, vislumbrou a presidente da Renove, Eva Barros.

Outra cooperativa que sofreu o impacto com as mudanças no processo de triagem nas usinas foi a Apcorc. “No momento estamos com 100 associados e tivemos que dividir esse pessoal em dois grupos: um trabalha em um dia e o outro no outro dia. Mesmo com essa mudança ainda conseguimos tirar um bom rendimento, mas pode melhorar”, apontou o tesoureiro da Apcorc, Renato Marques.

 

* Com informações do SLU