21/10/2020 às 10:02

Pacientes saem da UTI do Hran após 45 dias

Recuperados da Covid-19, eles foram encaminhados para a enfermaria da unidade

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]A terça-feira (20) foi de vitória para dois pacientes que receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Eles venceram a Covid-19 após 45 dias na UTI e se recuperam na enfermaria do hospital até que seja possível o retorno para casa.

Onildo Nery, de 58 anos, e Antônio Neris, de 62 anos, são pacientes considerados de longuíssima permanência. Durante a permanência na UTI, eles ficaram cerca de 20 dias em ventilação mecânica e enfrentaram diversas complicações na luta contra o novo coronavírus.

Entre os problemas enfrentados por Onildo e Antônio estão insuficiência renal – o que ocasionou a necessidade de hemodiálise -, vários casos infecciosos que resultaram choque séptico, além de fraqueza muscular grave.

“A atuação multiprofissional foi de extrema importância para a recuperação desses pacientes. O trabalho conjunto da nutricionista, do fonoaudiólogo e da fisioterapia foi essencial nas etapas de recuperação especialmente na recuperação após a traqueostomia”, destaca o médico intensivista, Alexandre Amaral. O profissional lembra também o importante trabalho de odontologia no tratamento das lesões bucais causadas pousadas pela Covid.

O Hran dispõe de uma equipe multidisciplinar que visita os pacientes internados na UTI diariamente. A equipe é formada por médico intensivista, infectologista, nefrologista, enfermeiro, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta e odontologista. Desde o início da pandemia, o hospital é referência no tratamento dos pacientes com o novo coronavírus.

Confira abaixo os dois vídeos da saída dos pacientes da UTI

* Com informações da Secretaria de Saúde