21/10/2020 às 15:06

Sai resultado preliminar do FAC Regionalizado

Com mais de 1,2 mil inscritos, edital demonstra a força cultural das RAs do DF

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Na edição desta quarta (21) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) torna público o resultado preliminar de mérito do Edital nº3/2020, referente ao FAC (Fundo de Apoio à Cultura) Regionalizado. Com recorde de 1.207 inscritos na modalidade, o certame demonstra a diversidade do setor cultural em projetos desenvolvidos nas regiões administrativas (RAs).

[Numeralha titulo_grande=”R$ 13 milhões” texto=”Total de recursos aportados em ações culturais” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Esse edital é importante porque aporta R$ 13 milhões em ações culturais das RAs, descentralizando e democratizando o acesso à cadeia da economia criativa do DF”, explica o titular da Secec, Bartolomeu Rodrigues. A análise dos projetos foi feita por comissões específicas indicadas pelo Conselho de Administração do FAC (Cafac) e designadas pelo secretário.

Acesso democratizado

O chamamento público promovido pela Secec contemplará 190 propostas de oito macrorregiões em três linhas de apoio, promovendo o intercâmbio e a difusão cultural, com a novidade da reserva de 65 vagas para agentes culturais que não tenham acessado recursos do FAC nos últimos cinco anos.

Constam do resultado a pontuação obtida na análise de mérito cultural, o número do projeto com o valor aprovado, o nome do proponente e a identificação dos projetos preliminarmente classificados para etapa de admissibilidade de acordo com a linha de apoio de inscrição.

Os proponentes que tiverem dois projetos classificados para etapa de admissibilidade terão o prazo de cinco dias corridos para informar o projeto prioritário, caso ambos permaneçam em condição de contemplados. O certame cumprirá, a partir deste momento, a etapa recursal quanto à análise técnica de mérito cultural. Os recursos devem ser encaminhados, no prazo de dez dias corridos, ao e-mail recurso.fac@cultura.df.gov.br. Os prazos mencionados contam a partir desta quinta-feira (22).

Veja a lista dos lista dos contemplados.

Abaixo, confira o número de projetos classificados por macrorregião.

Macrorregião 1.1 / Gama, Santa Maria e Park Way: 18 (186 inscritos).
Macrorregião 1.2 / Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Cruzeiro, Vila Telebrasília e Vila Planalto: 18 (108 inscritos).
Macrorregião 1.3 / Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires, Guará e Arniqueira: 29 (324 inscritos).
Macrorregião 1.4 / Recanto das Emas, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II: 16 (60 inscritos).
Macrorregião 1.5 / Planaltina, Fercal, Sobradinho I e Sobradinho II: 35 (147 inscritos).
Macrorregião 1.6 / Itapoã, Varjão, Paranoá, São Sebastião e Jardim Botânico: 18 (159 inscritos).
Macrorregião 1.7 / Estrutural, Brazlândia e SIA: 14 (29 inscritos).
Macrorregião 1.8 /  Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol: 42 (194 inscritos).

 

* Com informações da Secec