22/10/2020 às 12:38

Participe do diagnóstico do Parque Ecológico Areal

Sugestões vão ajudar a construir o Plano de Manejo da Unidade de Conservação

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A população do DF tem até o sábado (24) para colaborar com a Oficina Virtual de Diagnóstico Participativo do Parque Ecológico Areal. Essa etapa antecede a elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação e, por este motivo, é tão importante o envolvimento do maior número de pessoas possíveis encaminhando suas sugestões para o estudo.

Os interessados devem preencher formulário contendo perguntas para definição dos seguintes elementos: propósito; significância; recursos e valores fundamentais, ameaças e potencialidades do Parque Ecológico Areal.

Visando facilitar o preenchimento do documento, também estão disponíveis no Youtube do Brasília Ambiental quatro vídeos com apresentação e caracterização dos meios físico, biótico e antrópico do Parque do Areal. Dúvidas podem ser encaminhadas no e-mail pmparqueareal@ibram.df.gov.br.

Plano de Manejo

Documento técnico que, a partir dos objetivos definidos no ato de criação de uma Unidade de Conservação (UC), estabelece o zoneamento e as normas que norteiam o seu uso.

O documento inclui aspectos como uso da área, manejo dos recursos naturais e, implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade. Toda UC deve ter um plano de manejo, elaborado em função de sua categoria e objetivos.

* Com informações do Brasília Ambiental