24/10/2020 às 17:34

Saúde atualiza lista de postos de vacinação antirrábica

A expectativa é vacinar 80% da população de cães e gatos do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A Campanha de Vacinação Antirrábica já chegou à zona urbana do DF e a Secretaria de Saúde atualizou** a lista dos postos que irão oferecer a vacina que protege cães e gatos contra o vírus da raiva. O horário de funcionamento de cada uma das unidades de vacinação, e as datas em que haverá aplicação da vacina, pode ser consultada na página da campanha. A expectativa é vacinar 80% da população de cães e gatos, seja da cidade ou do campo, estimada em 345.033 animais, sendo 308.419 cães e 36.613 gatos.

“Todos os cães e gatos acima de três meses de idade podem receber a vacina antirrábica, lembrando que os que receberem a dose pela primeira vez devem ser revacinados após 30 dias”, informa Rodrigo Menna, gerente de Vigilância Ambiental de Zoonoses.

Segundo ele, cada região administrativa terá programação própria, incluindo a vacinação aos sábados. “A campanha é uma forma de alcançarmos o maior número possível de cães e gatos. Apesar de não haver casos de raiva no Distrito Federal há muitos anos, é importante que os animais tomem a vacina anualmente e mantenham-se imunizados”, destaca.

Riacho Fundo II, Samambaia e Santa Maria já iniciaram a vacinação. Fercal, Guará, Park Way, Recanto das Emas, Sobradinho e Riacho Fundo I também começaram a vacinar os animais ainda nesta semana.

Recomendações durante a vacinação

Os animais devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo e segurança. É recomendado levar os felinos dentro de caixas de transporte apropriadas. O condutor do animal deverá usar máscara e será necessário manter o distanciamento na fila.

Além dos pontos distribuídos pelas regiões administrativas, a vacina fica disponível ao longo de todo o ano nos Núcleos de Vigilância Ambiental Regionais e na sede da Vigilância Ambiental, no Setor Noroeste.

A raiva no DF

O Distrito Federal não registra casos de raiva em humanos desde 1978. Em cães, o último caso diagnosticado foi em 2000 e, em gatos, no ano de 2001. O vírus rábico circula no DF em quirópteros, nos bovinos, equídeos e outros animais.

Apesar de não haver casos no DF, a enfermidade precisa ser tratada com seriedade. Dentre as doenças infecciosas de origem viral, a raiva é a única em relação a seu alcance e ao número de vítimas que pode gerar uma encefalite aguda capaz de levar as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos. A doença acomete todas espécies de mamíferos, inclusive, seres humanos.

O vírus da raiva fica presente na saliva de animais infectados e é transmitido principalmente por meio de mordeduras e, eventualmente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada.

**A lista dos postos continuará sendo atualizada nos próximos dias

*Com informações da Secretaria de Saúde